23 maio 2020

ICMBio abre inscrições para seleção de brigadistas e chefe de esquadrão para trabalhar em Noronha.

Estão previstos também auxílio-alimentação, no valor de R$ 458, e auxílio pré-escolar, de R$ 321, por dependente de até 6 anos.

Depois de preencher o formulário, o candidato deve enviar a documentação pessoal e comprovação de formação e experiência profissional para o e-mail comunicação.noronha@icmbio.gov.br

Esta é a primeira seleção de brigadista para atender a unidades de conservação federais de Noronha, Parque Nacional Marinho e Área de Preservação Ambiental.

A jornada de trabalho prevista é de oito horas diárias, totalizando 40 horas semanais, em horários, turnos e escalas a serem definidos pelo ICMBio Noronha.

Os brigadistas podem também atuar nas seguintes áreas:

• Apoio em ações de conservação, manejo e pesquisa de espécies ameaçadas ou que possuam Plano de Ação Nacional, em caráter auxiliar

• Controle e combate de fontes poluidoras imprevistas e que possam afetar a vida humana, a qualidade do ar e da água, a flora e a fauna

• Apoio a projetos de preservação, uso sustentável, proteção e apoio operacional à gestão das unidades de conservação, em caráter auxiliar

• Apoio a ações de uso sustentável, monitoramento, manejo e pesquisa de espécies nativas de interesse econômico, em caráter auxiliar

O tempo de contratação dos brigadistas, que antes era de até seis meses, agora, chega a dois anos, com possibilidade de prorrogação dos contratos por mais um ano. Ou seja, um brigadista poderá trabalhar na unidade por até três anos ininterruptos.

Em Noronha, o Núcleo de Gestão Integrada pretende absorver os brigadistas para apoiar as atividades de visitação e ações consideradas prioritárias para a gestão do Parque Nacional Marinho e da Área de Proteção Ambiental.

“As vagas estão disponíveis para qualquer pessoa do Brasil, mas a gente pede aos moradores de Noronha que também se credenciem para a disputa, porque já conhecem as unidades de conservação”, falou o chefe do ICMBio , João Rocha.

Veja a documentação necessária para inscrição

01) Cópia de documento pessoal com foto e com comprovação de inscrição de CPF e Registro Geral (Carteira de Identidade).

02) Cópia da CNH (categorias B, C, D ou E) e/ou habilitação para condução de embarcação oficial – Apenas para a vaga de Chefe de Esquadrão.

03) Comprovante de Residência (Conta de água, luz, telefone, etc.) ou declaração de residência assinada pelo candidato.

04) Comprovante de Escolaridade (ou Declaração de que sabe ler e escrever).

05) Comprovações das experiências de trabalho e das capacitações realizadas informada para pontuação no processo seletivo.

06) Cópia do Atestado Médico, comprovando que se encontram “aptos a realizar atividades físicas”, emitido nos últimos 30 (trinta) dias ou quando do momento da contratação.

07) Cópia de Tipagem Sanguínea e Fator RH.

Os dois últimos itens, em caso de impossibilidade de emissão devido aos atendimentos emergenciais relacionados à pandemia do novo coronavírus, o ICMBio estabelecerá prazo a ser informado para apresentação.

Os critérios que serão utilizados para classificação do candidato são:

• Formação de brigada de prevenção e combate a incêndios florestais

• Formação em cursos de interesse do ICMBio como direção defensiva, direção de veículos 4×4, direção com carga perigosa, mecânica de automóveis, operador de motosserra, operador de motobomba, operador de maquinas agrícolas ou florestais, primeiros socorros, guia de ecoturismo, condutor de visitantes, interpretação ambiental, monitor ambiental, manejo de trilhas interpretativas, monitoramento da biodiversidade

• Tempo de serviço como brigadista

• Tempo de serviço como chefe de esquadrão

• Participação em operações de combate a incêndios florestais ampliados em apoio a outras unidades de conservação

• Tempo de serviço em empresas prestadoras de serviços em unidades de conservação

• Tempo de trabalho como voluntário em unidades de conservação

• Possuir Habilitação (CNH) nas modalidades D ou E

• Possuir Habilitação para pilotar embarcação oficial.

Por causa da pandemia do coronavírus, o processo será feito exclusivamente pela internet. Quem tiver dúvidas pode enviar mensagens para o e-mail comunicação.noronha@icmbio.gov.br. O instituto não informou a previsão de início do trabalho.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos