14 abr 2020

NOTA À IMPRENSA DA SECRETARIA DO TRABALHO, EMPREGO E QUALIFICAÇÃO ESTADUAL.

Informamos que, nesta terça-feira (14), reabrimos as Agências do Trabalho de Pernambuco, excepcionalmente, para oferecer o acesso a um serviço essencial à população: o Seguro Desemprego, considerando que muitas pessoas não estão sabendo usar aplicativos de celular ou sites mais complexos para dar entrada no Seguro. O serviço seria disponibilizado apenas para pessoas que fizessem o pré-agendamento, seja entrando no site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (www.seteq.pe.go.br) ou no (www.pecidadao.pe.gov.br).

Com grande apoio da imprensa pernambucana, informamos que a Agência da Boa Vista – a maior de todas – só receberia 150 pessoas por dia e as outras unidades, nos demais municípios do Estado, abririam as portas para 15, tanto para segurança dos colaboradores, como dos próprios trabalhadores.

Contudo, muitas pessoas foram às agências nesta terça, especialmente à do Centro do Recife, sem realizar o pré-agendamento pelo site e a fila se formou lá na frente. Alguns servidores, inclusive o secretário estadual Alberes Lopes e o secretário executivo Álvaro Jordão foram conversar com os trabalhadores, pediram para as pessoas se afastassem mais uma das outras e disseram que não havia vaga para quem não estava pré-agendado, mas a fila permaneceu até que deixamos entrar cerca de 50 pessoas que não estavam pré-agendadas, o que não vai se repetir nesta quarta-feira (15).

Os servidores da agência ouviram diversas queixas, mas a maior parte se deve mesmo às dificuldades de acesso à internet e de agendamento online pelos usuários. Também há sobrecarga de informação nas pessoas, devido ao Coronavírus, e muitas não sabem como proceder e a quem procurar, o que só está sendo amenizado graças ao trabalho da imprensa. Vocês podem notar que as filas nos bancos são enormes por conta da quantidade de informações que não são absorvidas.

As vagas da Agência do Trabalho da Conde da Boa Vista para abril foram esgotadas, por exemplo, mas os trabalhadores podem tentar o agendamento online em outros municípios mais próximos da Região Metropolitana. O setor de Tecnologia da SETEQ está monitorando o tráfego do site para evitar sobrecarga.

Além do serviço presencial, estamos dando orientações por e-mail e por telefone, todos disponibilizados no site da SETEQ. Por outro lado, informamos aos trabalhadores que há outras formas de acessar ao Seguro Desemprego disponibilizadas pelo Governo Federal, a exemplo da Carteira do Trabalho Digital, aplicativo que pode ser baixado no celular, ou do site Emprega Brasil, na aba do Seguro Desemprego. Esperamos dar o melhor suporte aos trabalhadores em tempos de crise como esta, algo que nunca vimos, e pedimos que cada um procure se proteger e saia de casa com máscara ou alguma proteção.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos