5 mar 2020

Estudantes de cursos técnicos do SENAI-PE participam de formatura no Recife.

Visualização da imagemVisualização da imagem

Visualização da imagemVisualização da imagem

Qual a diferença que a educação pode fazer na vida de alguém? Para João Thomas, muita. Aos 19 anos, o adolescente foi um dos formandos que participaram, na noite da última terça-feira (03), da cerimônia de formatura dos cursos técnicos do SENAI Pernambuco, que reuniu alunos das unidades de Santo Amaro, Areias, Paulista e Jaboatão. Concluinte do curso de Automação Industrial, João foi o escolhido para ser o orador das turmas. E não à toa: com uma trajetória que soma 12 cirurgias, dois prêmios no Grand Prix SENAI de Inovação e muitos desafios sobre uma cadeira de rodas, João foi aplaudido de pé ao emocionar os presentes com um recado simples, mas importante: “sempre tive apoio e energias muito positivas para acreditar que o que eu quero eu posso, eu consigo, e é isso que eu desejo a cada um de vocês. Não há limites para aqueles que acreditam”.

A cerimônia marcou, simbolicamente, a conclusão dos cursos técnicos para 855 alunos dos cursos de Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Automação Industrial, Redes de Computadores, Administração, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Eletromecânica, Manutenção Automotiva, Química e Refrigeração e Climatização. O evento marcou, ainda, o fim do ciclo de formaturas dos concluintes de 2019 – ao todo, mais de 1,6 mil estudantes receberam seus diplomas. As cerimônias ocorreram, também, nas cidades de Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina e Araripina.

Presidente do Sistema FIEPE e do Conselho Regional do SENAI Pernambuco, Ricardo Essinger aproveitou para reforçar a importância da formação técnica. “Ter o nome do SENAI no currículo é estar mais preparado para aquilo que o mercado de trabalho espera. O certificado que vocês irão receber hoje irá abrir portas”, declarou. A diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, frisou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição. “Estamos felizes em ver, hoje, que continuamos a cumprir bem o nosso papel. O mercado procura por profissionais de excelência – e temos certeza de que poderemos contar com vocês para elevar a produtividades das nossas indústrias”.

Além dos alunos, a cerimônia contou com a participação de familiares, amigos, docentes e colaboradores do SENAI. Gerente da escola de Santo Amaro, Fernando Freyre chamou a atenção dos formandos para a importância do conhecimento. “Aqui se encerra um primeiro ciclo, mas o conhecimento e o estudo não findam. O conhecimento é importante para que o sonho de vocês seja realizado”, disse. Já a gerente interina do SENAI Paulista destacou a importância das habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho. “São esses diferenciais que fazem um grande futuro. A formação técnica é importante, mas a formação socioemocional também é”, pontuou.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos