28 fev 2020

Secretaria de Saúde de Pernambuco divulga mais três novos possíveis casos suspeitos de coronavírus.

De acordo com o médico Demétrius Montenegro, chefe do setor de infectologia do HUOC, todos os casos notificados têm sintomas semelhantes. O primeiro caso suspeito é de uma mulher que mora em Caruaru, que veio da Itália na terça-feira (25). Ela teve resultado negativo para influenza e ainda segue sob investigação.

“Ela está praticamente assintomática, muito bem e, como qualquer um estaria, está doida para ir para casa. Há dois casos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas eles estão clinicamente bem. Tiveram apenas desconfortos respiratórios e, por causa disso, achamos melhor manter uma vigilância mais detida”, afirmou o médico.

Cinco pacientes estão internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz — Foto: Pedro Alves/G1

Cinco pacientes estão internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz — Foto: Pedro Alves/G1

Perfil dos possíveis casos suspeitos

Mulher de 51 anos, moradora de Caruaru, com histórico de viagem para a Itália. Ela chegou na terça (25), quando foi notificada. Sintomas: febre, tosse e dor de garganta.

Homem de 24 anos, morador da Itália, que chegou a Pernambuco no dia 14 de fevereiro. Sintomas: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar devido a uma asma pré-existente, motivo pelo qual foi internado na UTI. Notificação na quarta (26).

Homem de 32 anos que viajou para a Itália e chegou a Pernambuco na segunda-feira (24). Sintomas: febre, dor de garganta e coriza. Notificação nesta quinta (27).

Homem de 37 anos que viajou para a Itália e chegou a Pernambuco no dia 20 de fevereiro. Sintomas: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, motivo pelo qual foi internado na UTI. Notificação nesta quinta (27).

Mulher de 34 anos que viajou à Itália e chegou no dia 17 de fevereiro. Sintomas: febre, tosse, dor de garganta e dor de cabeça. Notificação nesta quinta (27).

Caso descartado

Homem de 41 anos que viajou para a Itália e França e chegou a Pernambuco no dia 12 de fevereiro. Sintomas: febre, coriza, dor de garganta e congestão nasal. Internado no Hospital Santa Joana. Notificação na quarta (26) e resultado positivo para Influenza-B nesta quinta (27).

00:00/05:17

Com coronavírus, governo antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Com coronavírus, governo antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Vacinação antecipada

O governo federal anunciou, nesta quinta, que vai antecipar a campanha de vacinação para 23 de março.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com a vacina da gripe, os pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem que tomaram a vacina irão facilitar o diagnóstico do coronavírus, já que as doenças contempladas na vacina não serão consideradas (veja vídeo acima).

–:–/–:–

Coronavírus: sintomas, risco no Brasil e tudo o que se sabe até agora

Coronavírus: sintomas, risco no Brasil e tudo o que se sabe até agora

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos