28 fev 2020

Qualificação da Seteq emprega trabalhadores na fábrica Tramontina, em Moreno.

Visualização da imagem

Foto: Patriny Aragão

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, qualificar-se tem sido o diferencial na hora da contratação. Neste contexto, a Secretaria do Trabalho Emprego e Qualificação, realizou um curso de qualificação, através do programa Novos Talentos, para formar trabalhadores no setor cerâmico que já estão se integrando à equipe da Fábrica da Tramontina, que está sendo implantada no município de Moreno, Região Metropolitana do Recife. O encerramento e a entrega dos certificados foram celebrados na noite desta quinta-feira (27), no auditório do Senai de Areias.

Para o Diretor Geral da Planta de Porcelana Tramontina, Rui Baldasso, o desafio em estruturar a fábrica reside na qualificação da mão de obra. “Desde o surgimento da ideia de montar esse tipo de fábrica, o grande desafio é na mão de obra, porque não tem uma empresa local, ou próxima para comprarmos uma mão de obra especializada. Então esse grupo de pessoas serão os multiplicadores, que vão ser treinados justamente para multiplicar todos os outros que vêm sucessivamente”. Balsasso ressalta ainda que, ao logo do ano, todos os trabalhadores que participaram dessa qualificação serão contratados efetivamente.

Ao todo, foram certificados 39 trabalhadores divididos em duas turmas, a primeira turma (com 19 concluintes) já conta com oito deles contratados pela Tramontina.

O Engenheiro de Produção, César Henrique, 27 anos, é um dos trabalhados concluentes que  foi contratado pela Tramontina. “O curso em si foi de extrema importância, conseguimos desenvolver habilidades sobre liderança e conceitos que agregam valores por toda a vida. Na Tramontina, estamos desenvolvendo um projeto que tem como objetivo proporcionar um grande conhecimento na área de porcelana. Estou muito feliz por fazer parte da Tramontina, empresa que é muito focada e atenciosa com o seu funcionário”, afirmou César.

“Fico muito feliz em poder contribuir oferecendo as qualificações da Seteq. Gostaria de parabenizar a todos por mais essa conquista, tenho certeza que vocês irão além. Gostaria de expressar também o orgulho que temos em poder fazer parceiros como o Senai de Areias e a Fábrica Tramontina, que são empresas sérias e bastante reconhecidas pelo seu excelente trabalho”, contou o secretário do Trabalho Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

O evento contou com a presença da Gerante Geral de Qualificação, Adynara Queiroz, do Chefe de Gabinete,  Gean Lima, do Diretor do Senai/ Areias, Weinberg Souza, do Gerente de Recursos Humanos da Tramontina, Giuliana Souza, do Gerente de Produção da Planta de Porcelana, Bruno Boldasso, do Gerente Industrial, Ricardo Alexandre, da Analista de Educação Profissional do Senai, Andreza Bezerra, entre outros.

 SAIBA MAIS

O curso oferecido para formação de mão de obra – parte já começou a ser contratada pela Tramontina – foi realizado em parceria com o Senai de Areias e abrangeu conteúdos de Desenvolvimento de Competências e Gestão. No tocante ao Desenvolvimento de Competências, os trabalhadores aprenderam habilidades técnicas e comportamentais aplicadas às necessidades da empresa com ênfase na liderança, comunicação e atendimento das metas e resultados.

Já em técnicas de Gestão, os alunos viram o desenvolvimento de relacionamento interpessoal, visão gerencial, capacidade de intervenção, soluções rápidas e foco em resultados. Outros temas tiveram um módulo especial de Introdução da linguagem do WCM (World Class Manufacturing) ou Manufatura de Classe Mundial – ferramenta que trata do conjunto de conceitos, princípios, políticas e técnicas baseados nos princípios da Produção Enxuta para a gestão dos processos operacionais de uma empresa.O evento contou com a presença da Gerante Geral de Qualificação, Adynara Queiroz, Gean Lima, Chefe de Gabinete, Weinberg Souza, Diretor do Senai/ Areias, Giuliana Souza, Gerente de Recursos Humanos da Tramontina, Bruno Boldasso, Gerente de Produção da Planta de Porcelana, Ricardo Alexandre, Gerente Industrial, a Analista de Educação Profissional Andreza Bezerra, entre outros. 

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos