14 fev 2020

O Assunto #123: Braga Netto na Casa Civil, Onyx na Cidadania – a dança das cadeiras no governo.

Após semanas de fritura, Onyx Lorenzoni perdeu o cargo de ministro da Casa Civil. Apoiador de primeira hora de Bolsonaro, desde o período de campanha eleitoral, Onyx, no entanto, segue no governo. Ele substitui o demitido Osmar Terra no Ministério da Cidadania, pasta responsável por vários projetos sociais, como o Bolsa Família.
Na Casa Civil, quem assume é o General Walter Souza Braga Netto, mais um militar no núcleo duro do governo – além dele, ocupam o Planalto o general da ativa Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), o general da reserve Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e o major da reserva da Polícia Militar Jorge Oliveira (Secretaria-Geral).
Pouco mais de 13 meses após tomar posse, a gestão Bolsonaro já realizou sete substituições ministeriais em 22 pastas. Três delas foram confirmadas nas últimas duas semanas: além de Braga Netto na Casa Civil e Onyx na Cidadania, Rogério Marinho substituiu Gustavo Canuto no Desenvolvimento Regional.
Para analisar as mudanças no alto clero do governo e a reforma ministerial realizada em banho-maria, Renata Lo Prete recebe Natuza Nery, comentarista de política da Globo.
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Luiz Felipe Silva, Isabel Seta, Thiago Kaczuroski, Sérgio Fernandes e Giovanni Reginato. Apresentação: Renata Lo Prete.
Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos