21 jan 2020

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INDICA CAMINHOS PARA MELHORAR SUA APOSENTADORIA NA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

A Inteligência Artificial pode ajudar o segurado a se aposentar melhor pela Previdência Social, indicando caminhos e melhores fórmulas de calcular o benefício.

Ao contrário do que a grande maioria dos segurados brasileiros acredita, o caminho até o tão sonhado momento de começar a receber a aposentadoria do Governo pelo Regime Geral não é reto, simples nem único. Para quem já passou dos 40 anos, quase sempre há providências que podem ser tomadas – algumas simples e outras mais complexas – para alterar significativamente o momento da aposentadoria e o valor do benefício.

Na verdade, sempre foi assim. Mas a Nova Previdência e os regimes de transição não apenas aumentaram as possibilidades de intervenção do segurado, como também introduziram um senso de urgência, uma vez que algumas oportunidades não estarão disponíveis no futuro.

Dentre as providências mais comuns que o segurado pode tomar em relação ao passado, estão a complementação de contribuições, o preenchimento dos meses em que não houve contribuição e a retificação de valores no extrato previdenciário. Além disso, o segurado pode considerar aumentar as contribuições futuras. Evidentemente, antes de ter esse trabalho e de gastar dinheiro, há uma pergunta que o usuário precisa se fazer: vale a pena este investimento?

A resposta não é simples. Normalmente, há algumas centenas de meses no histórico previdenciário cujas contribuições podem ser revisadas, com impacto importante no benefício, dependendo de fatores como inflação do período e multas. Há também diversas opções de aposentadoria, a considerar – tempo de contribuição, idade, pontos e regras de transição. E todos esses fatores interagem entre si de forma complexa, criando, literalmente, milhares de possibilidades, algumas favoráveis e outras ruins. Ainda que o segurado fosse capaz de percorrê-las todas, novas questões surgiriam: Quais são os melhores cenários? Quais apresentam propostas que cabem no seu orçamento? Sim, pagar contribuições retroativas pode ser bastante custoso. Mas pode compensar muito. Há casos em que o valor do benefício chega a dobrar.

Apesar disso, a complexidade do problema faz com que a grande maioria dos segurados simplesmente aceite o desfecho padronizado do processo de aposentadoria, ainda que com graves prejuízos. Aqueles que decidem buscar ajuda profissional em escritórios de contabilidade ou de advocacia costumam ter melhor sorte, mas as soluções ainda podem ficar bem longe do ideal. Esses profissionais apenas conseguem analisar um pequeno número de cenários. E o custo desse serviço não costuma sair por menos do que alguns milhares de reais, o que o deixa fora das possibilidades de grande parte dos brasileiros.

Para atender a essa imensa demanda, a Brazil Trade Winds, empresa do Rio de Janeiro que administra o maior website especializado em cálculos do Brasil, calculoexato.com.br, desenvolveu, em parceria com a FN Assessoria Jurídica, escritório de advocacia especializado em direito previdenciário, a plataforma Cálculo Exato Previdência, que usa a Inteligência Artificial para analisar a situação previdenciária dos interessados. Algoritmos heurístico percorrem um imenso número de possíveis alternativas e selecionam as que têm maior potencial para aumentar o valor e/ou antecipar a data da aposentadoria.

O serviço é oferecido em duas etapas. A primeira etapa é gratuita e mostra como será a aposentadoria do usuário se ele não tomar qualquer iniciativa. Informa, também, se há medidas que ele poderia adotar para se aposentar num cenário mais favorável.

A segunda etapa detalha as alternativas, os custos envolvidos e o impacto de cada medida no valor e na data da aposentadoria. Cada alternativa é apresentada com memória de cálculo, indicação dos procedimentos necessários e especificação das datas das contribuições a serem complementadas. Essa etapa tem um custo único de R$ 99,00 (noventa e nove reais).

O público alvo do serviço são os contribuintes em vias de se aposentar que desejam aproveitar as oportunidades do período de transição, os que pensam em fazer um planejamento inteligente da aposentadoria ou quem simplesmente quer saber mais sobre a sua situação atual.

Maiores informações e entrevistas com os coordenadores do projeto Tomas Pelosi, celular 21.99603.5802 e Marcelo Elias, 21.98894.2171.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos