16 jan 2020

Geraldo: “A Creche-Escola Miguel Arraes entrega às crianças o futuro que elas merecem”.

Prefeito inaugurou, nesta quinta (16), a Creche-Escola Recife Miguel Arraes, em Roda de Fogo. Com capacidade para 226 alunos, a unidade escolar é 15ª unidade do tipo entregue na gestão

O sonho ganhou forma, se transformou em salas de aulas, biblioteca, campinho de areia, pátio coberto. Reivindicação antiga da população, o prefeito Geraldo Julio entregou nesta quinta-feira (16), para a comunidade de Roda de Fogo a Creche-Escola Recife Miguel Arraes, nos Torrões. Com um investimento na ordem de R$ 4 milhões, a unidade de ensino é 15ª unidade do tipo entregue na atual gestão, além de outras sete requalificadas, todas no modelo Escola do Futuro adotado pela Prefeitura do Recife.

O prefeito falou sobre a felicidade de entregar mais uma unidade de ensino, que é prioridade da gestão. “Hoje entregamos a 15° Creche-Escola Recife em Roda de Fogo, que recebe o nome de Miguel Arraes. Uma unidade muito bonita, que não deixa nada a dever a creches particulares da cidade. Os meninos e meninas da comunidade tem o direito a uma creche que entrega todo o futuro que eles merecem. Sabemos que é uma necessidade, porque muitos pais e mães precisam trabalhar e precisam de um lugar seguro, com alimentação e pensando no desenvolvimento. Hoje a creche vira realidade”, afirmou o prefeito.

A unidade escolar foi totalmente construída dentro do novo padrão de qualidade, com a construção e adaptação de instalações físicas, bem como adoção de programas e recursos voltados para um melhor desempenho pedagógico, dentro do modelo Escola do Futuro. A creche possui acessibilidade garantida para os estudantes com deficiência, salas climatizadas, biblioteca junto com espaço tecnológico, além de banheiros adaptados para a faixa etária e área de lazer. São 1450,27 m2 de área construída, com 8 salas de aula, 1 sala de leitura com recursos multifuncionais, pátio coberto, campinho de areia, lactário, cozinha, dispensa, banheiros acessíveis, lavanderia, secretaria, salas de professores, de diretora e de almoxarifado e copa para os funcionários.

“Aqui os alunos vão estudar no formato de salas ateliê, ou seja, cada grupo estudará em uma sala temática, entre robótica, leitura, e haverá um intercâmbio de salas, como mais um recurso pedagógico e não ficar presos naquele modelo antigo. Nossas creches são focadas na ludicidade, incentivando o desenvolvimento autônomo das nossas crianças nesta fase tão essencial que é a Primeira Infância”, pontuou Bernardo D’Almeida, secretário de Educação do Recife.

Brígida Pereira, gestora da unidade comemorou a entrega. “As crianças vão ter acessibilidade, salas de multimídia, berçário, salas amplas, área aberta para que as possam tomar banho de sol, brincar ao ar livre. Aqui terão educação de qualidade, com uma equipe preparada para recebê-los”, destacou.

Maurício Arraes, filho de Miguel Arraes, esteve presente representando a família e falou sobre a luta do pai pelo povo. “O exemplo que ele deixou é importante que esteja presente, ainda mais em um lugar como esse, que cuida das crianças, do futuro da nossa cidade. Fico muito feliz que ele seja lembrado e que a história dele não seja esquecida, que seja sempre lembrada como um homem que lutou por Pernambuco, por toda a nossa gente”.

Na unidade Miguel Arraes, os profissionais poderão trabalhar com os alunos por meio das mesas educacionais, que são utilizadas para o alfaletramento; os kits do Brinqueducar, que possuem recursos lúdicos, como brinquedos e jogos pedagógicos e livros; playground, com casinha de boneca, escorregador, balanço, gangorra, túnel lúdico, entre outros brinquedos. Tudo a disposição dos pequenos estudantes e pensando no desenvolvimento deles.

Sara Gomes mãe de Adrian (3) e Samuel (2), falou sobre o alívio de ter conseguido uma vaga para colocar seus filhos. “Eu tô achando tudo muito bonito. Para os meninos vai ser um ambiente ótimo porque eles vão poder ter uma educação melhor. E para mim vai ser ótimo, porque vou trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que eles estão sendo cuidados. Josiane Jacinto, avó de Pedro de dois anos, também estava feliz com a entrega. “Eu que já trabalhei em creche, sei que não tem lugar melhor para ele ficar, que aqui. Aqui é uma unidade muito melhor que as outras, com a estrutura mais bonita, agora é esperar o início das aulas”, pontuou.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos