5 dez 2019

Faculdade Senac sedia o reality gastrô Enchefs Pernambuco 2019.

Em sua 4ª edição, encontro gastronômico reúne concursos, aulas e atividades abertas ao público

Visualização da imagem

Amantes da gastronomia, profissionais e estudantes da área poderão participar de dois dias de uma vivência gastronômica gratuita com importantes nomes do segmento no estado na quarta edição do Enchefs Pernambuco – Saberes e Sabores, que traz o tema “Pernambuco Imortal”. Realizado pelo Grupo Conforto Gastronômico e pelo Comitê da Gastronomia Brasileira, em parceria com o Senac, o evento trará ao Recife uma extensa e gratuita programação que engloba aulas-show, aulas práticas, palestras, concurso e fórum de debate. As atividades acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro, na Faculdade Senac, no bairro de Santo Amaro.

De acordo com Geraldo Guerra Júnior, coordenador do Enchefs PE, o objetivo do evento é valorizar os profissionais, a cultura e o turismo e fomentar o fortalecimento da economia local, tendo como principal elo a Gastronomia. “Um dos diferenciais dessa edição é que, além do nosso concurso gastronômico, também inserimos atividades do projeto Competência Profissional na programação e vamos realizar palestras, como forma de possibilitar um evento completo para os participantes. Além disso, destaco que o elo com o Senac fortalece o evento e o transforma numa rica oportunidade de aprendizado e qualificação profissional”, complementa.

A programação começa na quinta-feira (12/12), com o Concurso Profissional Gastronômico Enchefs PE 2019. Na competição, que acontece das 9h às 13h, os participantes (cozinheiros, formados ou não, ou chefes de cozinha) deverão elaborar um prato com pelo menos três ingredientes da cozinha regional ou local. O vencedor do concurso ganhará o direito de ser um dos três indicados que representarão Pernambuco no Prêmio Nacional Dólmã 2019, que acontecerá em Teresina, em março de 2020.

À tarde, às 14h, acontecerá o Fórum Gastronômico Brasileiro – Edição Pernambuco. Com o tema “Gastronomia Pernambucana – Presente e Futuro”, a programação realizará um aprofundamento dos debates acerca do presente e do futuro da cultura, do turismo e da economia do nosso estado, tendo como principal raiz de discussão a gastronomia. Multidisciplinar, a atividade contará com profissionais ligados a áreas como hospitalidade, gastronomia e gestão. Entre os nomes confirmados, Luciano Roberto, vice-presidente da câmara setorial de Gastronomia do Governo do Estado.

No dia seguinte, a sexta (13/12), das 9h às 18h, acontecem as demais atividades. Nas aulas-show, os participantes terão a oportunidade de assistir aos chefes Demétrius Brito, Anna Corinna, Claudemir Barros, Ângela Celeste, Elsinho Simões e Rivandro França cozinhando e demostrando suas técnicas e perspectivas gastronômicas. Ao final de cada aula, a experiência será finalizada com uma degustação dos pratos.

A vivência será ampliada nas aulas práticas, nas quais o público presente não apenas assistirá, como também poderá participar ativamente de um momento de troca e compartilhamento de conhecimentos e técnicas, realizando as receitas junto com os chefes. Participam desses momentos nomes como Sofia Mota, Lúcia Soares, Tânia Bastos, Leandro Ricardo e Francisco Rebelo.

Já as palestras propõem momentos de interação e ampliação de experiências sobre a área gastronômica e alguns temas transversais. Nesta edição, serão contempladas temáticas como o papel da mulher na atualidade, dicas do que se deve fazer na carreira após a formação, fotografia gastronômica, planejamento de resultados para o ano novo, nutrição e coquetéis.

Inscrições e participação – As inscrições para as atividades do Enchefs Pernambuco 2019 podem ser realizadas gratuitamente pelos links www.doity.com.br/enchefspe2019palestraswww.doity.com.br/enchefspe2019aulaspraticas e www.doity.com.br/enchefspe2019aulasshows. Como ação solidária, será pedido a cada participante 1kg de alimento não perecível e um livro usado, que será doado ao projeto Livro Aberto – Sebo Itinerante, que realiza eventos com contação de histórias, leituras compartilhadas, oficinas e restaurações de livros na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Já aqueles que desejam participar do concurso gastronômico podem se inscrever enviando e-mail para enchefspe@enchefs.com.br, com currículo, ficha técnica e receita do prato com justificativa e foto. Poderá ser inscrita uma receita por cozinheiro, na categorias Entrada Quente, Entrada Fria, Prato Principal com Guarnição ou Sobremesa. O regulamento completo da competição pode ser consultado no Facebook do Enchefs Pernambuco (www.facebook.com/enchefspe).

Confira abaixo a programação completa de atividades que serão realizadas nos dias de evento:

Quinta, 12 de dezembro

9h às 13h (podendo ser estendido) – Concurso Profissional Gastronômico Enchefs PE 2019

14h – Fórum Gastronômico Brasileiro – Edição Pernambuco

Sexta, 13 de dezembro

Aulas show:

09h às 10h – Chef Demétrius de Brito

10h20 às 11h20 – Chef Anna Corinna

13h às 14h – Chef Claudemir Barros

14h20 às 15h20 – Chef Ângela Celeste

15h40 às 16h40 – Chef Elsinho Simões

17h às 18h – Chef Rivandro França

Aulas práticas:

09h às 10h – Chef Sofia Mota

10h20 às 11h20 – Chef Lúcia Soares

13h às 14h – Chef Tânia Bastos

14h20 às 15h20 – Chef Leandro Ricardo

15h40 às 16h40 – Chef Francisco Rebelo

Palestras:

09h às 10h:

O papel da mulher na atualidade

Carlla Durantt – Competência Profissional Mulher

10h20 às 11h20:

Me formei, e agora?

Cassiano Vasconcelos – Personal Trainer

13h às 14h:

Fotografia gastronômica com o celular

Daniel Prates – Fotógrafo

14h20 às 15h20:

Workchoque – planejando resultados para 2020

Luciana Bazante – Coach

15h40 às 16h40:

Benefícios nutricionais e a Gastronomia Saudável

Débora Wagner – Nutricionista

17h às 18h:

A era do gim, coquetéis especiais

Fernando Marcos Bezerra – Bartender Senac PE

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos