2 out 2019

Geraldo Luís volta a “balançar” a programação diária da Record.

Geraldo Luís - Record - Balanço Geral

Geraldo Luís no estúdio do ‘Balanço Geral’. Jornalista volta à atração diária da Record TV. (Imagem: reprodução/Instagram)

Geraldo Luís volta ao comando da edição vespertina do ‘Balanço Geral’ de SP. Com o desafio de substituir Reinaldo Gottino na Record TV, apresentador se prepara para deixar o ‘Domingo Show’

A semana de estreias do jornalismo não se resume à Maria Júlia Coutinho no ‘Jornal Hoje’. Nem se limita à presença de Rosana Jatobá no ‘Jornal da CBN – 2ª Edição’. Na Record TV, Geraldo Luís assumiu o desafio de comandar o programa diário que rende bons índices de audiência à emissora. Desde a tarde de segunda-feira, 30 de setembro, ele pode ser acompanhado pelo telespectador paulista. Ele foi oficializado na vaga de Reinaldo Gottino, que trocou o canal da televisão aberta pelo projeto CNN Brasil. Com isso, Geraldo Luís retomou o posto de apresentador da versão de SP do ‘Balanço Geral’.

O “retomou” fica por conta de duas passagens anteriores que Geraldo Luís teve pela atração. Ele esteve à frente do ‘Balanço Geral – SP’ de 2007 a 2009 e, depois, de 2010 a 2014. O hiato de meses entre a primeira e a segunda experiência no programa vespertino se deve ao ‘Geraldo Brasil’. Da linha de shows e entretenimento, a atração foi exibida por somente 5 meses. Quatro anos depois, o apresentador trocou de vez o departamento de jornalismo da Record TV pela área de variedades. Desde então, o comunicador é o responsável pelo semanal ‘Domingo Show’, produto que ao decorrer dos tempos foi sofrendo mudanças no formato e no horário de exibição — mas que continua na grade do canal.

É a terceira vez que Geraldo Luís se torna apresentador do ‘Balanço Geral’

A relação de Geraldo Luís com o ‘Balanço Geral’ se mistura com a relação do jornalista com os milhões de paulistas. O programa foi o primeiro trabalho dele na Record TV. Antes, o comunicador, que havia tido rápida passagem pela Rede TV, atuava como repórter e apresentador da TV Jornal, emissora sediada em Limeira (SP), cidade natal do apresentador que tem pouco mais de 300 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2017. Ao chegar do interior para o desafio de comandar uma atração diária, ele rapidamente consolidou a audiência e, entre outros feitos, ficou marcado pelo bordão “balança, Brasil”.

Relação que faz o apresentador agradecer ao público no ar em sua reestreia. Brincou, ao vivo, com a questão de voltar ao aconchego que a atração vespertina se tornou para ele. Com direito a Renato Lombardi, que há anos integra o programa como comentarista, aparecer incrédulo com o novo (antigo) colega de trabalho diário (vídeo abaixo). Pelas redes sociais, Geraldo Luís também agradeceu e falou sobre encarar desafios na profissão. “Espero vocês de braços abertos. Bom dia, meu povo querido. A vida é, e sempre será feita de desafios e aprendizagem. Uma eterna escola. Torçam, orem por mim”, publicou em seu perfil no Instagram, conta que tem mais de 4 milhões de seguidores.

Volta do líder

Com o retorno de Geraldo Luís, o ‘Balanço Geral’ seguiu o mesmo caminho que vinha percorrendo sob comando de Reinaldo Gottino: incomodou (e chegou a ultrapassar) a Globo na audiência. De acordo com o KTV, blog editado por Keila Jimenez no R7.com (site mantido pelo Grupo Record), o ‘BG’ de segunda-feira ficou próximo do ‘Jornal Hoje’ da estreante Maria Júlia Coutinho. A atração da Record TV teve média de 9,8 pontos. Enquanto isso, o noticiário da Globo liderou, com 11,2. Os dados são prévios do Ibope e referentes somente à praça São Paulo. Contudo, na faixa em questão, o veículo de Edir Macedo se manteve no segundo lugar, à frente do SBT.

Na reestreia de Geraldo Luís, ‘Balanço Geral’ ficou à frente do ‘Se Joga’

Mas a reestreia de Geraldo Luís no ‘Balanço Geral’ acabou com direito a liderança. O programa superou com folga a primeira edição do ‘Se Joga’. Com menos de uma hora de exibição e tendo um trio de apresentadores (Fernanda Gentil, Fabiana Karla e Érico Brás), a nova aposta da Globo para a tarde ficou atrás do ‘Balanço Geral’, com o quadro ‘A Hora da Venenosa’. O bloco apresentado por Fabíola Reipert, Renato Lombardi e o próprio Geraldo Luís fincou 11 pontos de média, contra 8,6 da concorrência. A novidade global ficou ainda mais longe da liderança em outras localidades, como Goiânia e Salvador, enfatizou o blog KTV.

Para manter os bons índices de audiência, o comunicador já avisou que seu trabalho não ficará restrito ao ar-condicionado do estúdio do programa da Record TV. Assim como faz — por enquanto — no ‘Domingo Show’, ele conciliará a atividade de apresentador com a função de repórter. Como já fez em outras oportunidades, o jornalista não nega que a reportagem é a sua grande paixão quando o assunto é televisão. “Eu não aguento ficar só no estúdio. É igual prender passarinho, não tem como. Quando o factual exigir, e graças a Deus que essa sensibilidade fique sempre comigo, eu preciso ir para a rua, eu preciso ir para o povo. Primeiro, eu preciso ver gente; se eu vir só estúdio, eu piro”, disse, conforme destacado pela reportagem de Ludimila Honorato para o Estadão.

Descanso dominical

Enquanto comanda o ‘Balanço Geral’ de São Paulo, Geraldo Luís se prepara para se despedir de outro projeto na Record TV. Na última semana, a direção da emissora confirmou que outubro será o último mês do apresentador na equipe do ‘Domingo Show’. Em novembro, ele dará vez a Sabrina Sato. Assim, ele deixa, por ora, de aparecer em rede nacional. Sobre o desafio, a futura responsável pelo projeto comemorou. “É uma felicidade que não cabe em mim. Estou muito feliz e agradecida com essa oportunidade que a Record TV está me dando nesse momento tão especial da minha vida. Vou com toda a minha força, dedicação e amor cuidar desse programa para levar entretenimento, alegria e informação para toda a família aos domingos”, comentou a apresentadora. Ela estava sem projeto na casa desde o fim de seu ‘Programa da Sabrina’. A produção ia ao ar nas noites de sábado.

Vice-presidente artístico e de programação da Record TV, Marcelo Silva enalteceu o profissionalismo de Sabrina Sato. Para o executivo, a apresentadora tem talento para encarar quaisquer desafios. “Sabrina Sato veio para a Record no final de 2013 e aceitou todos os desafios que oferecemos. Aqui, ela se tornou uma apresentadora de sucesso. Conquistou mais público e se transformou em um fenômeno ainda maior na televisão aberta”, pontuou. Para ele, a contratada vai além da televisão, sendo uma influenciadora digital. E também com o poder de ajudar em questões comerciais. “Ela explodiu na internet e nas redes sociais e também atraiu anunciantes de credibilidade no mercado publicitário (…) Estou confiante de que Sabrina vai evoluir ainda mais, agora como apresentadora aos domingos”, finalizou o VP, que fez menção de Geraldo Luís voltar a “balançar” a programação diária do canal.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa