11 mar 2018

 Recife em Ação e Governo Presente ampliam serviços gratuitos em Campo Grande.

Trabalho integrado proporcionou ações como emissão de documentos, mamografia, palestras profissionalizante e vacinação de animais

Uma ação conjunta da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado proporcionou uma manhã de serviços para os moradores da Ilha do Joaneiro, em Campo Grande, neste sábado (10). O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara acompanharam de perto o Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação e o mutirão de cidadania do Programa Governo Presente. A parceria englobou atividades nas áreas de saúde, limpeza, iluminação e manutenção pública, assistência social, cidadania e educação, além de emissão de documentos e palestras sobre empreendedorismo.

“A gente veio para Campo Grande numa ação conjunta e várias secretarias estão aqui. São muitas atividades ao mesmo tempo e, certamente, temos mais de mil pessoas sendo beneficiadas neste momento por estes serviços. Com essa parceria, cresce o mutirão, crescem os serviços e, certamente, cresce a população atendida”, afirmou o prefeito.

O universitário Jadson de Lima, 19 anos, soube pela vizinha do mutirão e aproveitou o momento para tirar a segunda via da carteira de identidade. “Eu tinha perdido e vim fazer o novo documento e me ajudou bastante a ação, porque a taxa é muito cara e aqui eu tirei de graça”, contou. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife participou do mutirão com ações para emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Para o governador Paulo Câmara, o objetivo da iniciativa é aproximar o Estado das comunidades e agilizar os serviços. “Agora a gente está oferecendo mais serviços com mais agilidade e em mais comunidades. Aumentamos o número de municípios para o Cabo e Paulista. Estamos satisfeitos hoje, porque a gente está querendo facilitar a vida do cidadão”, afirmou. Além disso, a população de baixa renda pode aproveitar o espaço para se cadastrar, atualizar e receber orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família.

A aposentada Lindomar Paulina de Souza aproveitou o mamógrafo móvel para checar a saúde. Uma das primeiras da fila, ela comentou sobre a facilidade para conseguir o atendimento. “É ótimo, porque é mais fácil e rápido aqui. Fiz o exame e deu tudo certo”, afirmou.

Os dois programas são voltadas para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e interior. Em 2017, a Prefeitura do Recife realizou 31 Mutirões em  todas as microrregiões da cidade. A previsão é que, em 2018, 40 comunidades sejam beneficiadas com as ações, que desenvolve mais de 45 atividades integradas nas localidades.

Na área da Saúde, os moradores tiveram acesso a serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT) e orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com testes rápidos para HIV e Sífilis. Preservativos masculino e feminino foram distribuídos no local. De olho no combate às arboviroses, a Vigilância Ambiental realizou atividades de campo em várias residências na área, identificando e tratando focos do Aedes aegypti, durante todo este sábado e neste domingo.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) executou uma série de serviços na Ilha do Joaneiro, como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. Serão 20 homens atuando para melhorar o escoamento de águas, além de um jato de sucção. Além disso, a Emlurb realizou uma revisão na iluminação da localidade. Na área da limpeza, 65 ajudantes fizeram a varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 40 toneladas de resíduos e o custo estimado dessa ação é de R$ 25 mil.

Ao longo deste sábado, professores da Diretoria de Ensino de Gestão Pedagógica (DEGP), da rede municipal de ensino dedicaram as atenções às crianças. A Diretoria de Tecnologia desenvolveu atividades em tabletes, voltado para crianças de 5 a 10 anos, e atividades com robótica humanóide e lego de encaixe para crianças a partir dos 14 anos.

Durante o sábado, também teve vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos. A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) também divulgou campanha educativa sobre os direitos dos animais, deveres da guarda responsável, vantagens da castração e crime de maus tratos de animais, além de dar orientações sobre como educar, alimentar e tratar o animal.

No mês da Mulher, a equipe técnica da Secretaria da Mulher fez a divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção. Para quem buscou o primeiro emprego, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente ofereceu serviços de Intermediação de Mão de Obra da Agência do Emprego do Recife, facilitando o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho disponibilizadas pelos empregadores.

Governo Presente  – O programa defende a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, com foco na atuação em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina desde 2008. Nestas localidades, o Governo de Pernambuco atua buscando a diminuição dos índices de violência levando políticas públicas e ações de cidadania. Neste ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista.

Durante este ano, também serão oferecidas seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente.

A iniciativa, que é o braço social do Pacto Pela Vida, busca fortalecer as diretrizes do Plano Estadual de Segurança, proporcionando atividades voltadas para a juventude, aproximando deste público estratégias de qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia. As ações são articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), envolvendo parcerias entre secretarias estaduais, municipais e instituições privadas.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa