10 out 2017

Prêmio Congresso em Foco é entregue aos melhores parlamentares de 2017.

Cidadãos, jornalistas e júri de especialistas participaram da escolha dos deputados e senadores que se destacaram ao longo do ano.
Os premiados desta décima edição serão conhecidos no dia 19

Ao longo do mês de setembro, o público votou nos parlamentares que, em sua avaliação, melhor representam a população na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Os congressistas mais bem avaliados serão conhecidos em uma cerimônia de premiação a ser realizada em Brasília/DF, no dia 19 de outubro. Como nas edições anteriores, somente estiveram aptos à votação parlamentares que não respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal. Até o último dia 21, quando foi divulgada a última parcial da votação, mais de 800 mil votos haviam sido distribuídos entre os cerca de 370 parlamentares que participam da disputa.

O Prêmio Congresso em Foco tem duas categorias gerais: “Melhores senadores do ano” e “Melhores deputados do ano”. Também serão homenageados congressistas que se destacaram ao longo de 2017 em três categorias especiais: “Combate à corrupção e ao crime organizado”, “Defesa da seguridade social” e “Defesa da agropecuária”. Serão premiados 20 deputados e 10 senadores nas categorias gerais e cinco parlamentares em cada uma das categorias especiais. Antes de serem validados, todos os votos – computados por meio do site congressoemfoco.uol.com.b r – passaram por auditoria interna e foram fiscalizados pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Opinião dos especialistas

Em uma votação à parte, profissionais da imprensa elegeram os senadores e os deputados que, a seu ver, melhor representam a população no Congresso Nacional. Ao todo, foram consultados 73 jornalistas, de quase 50 veículos de comunicação, que se dedicam à cobertura das atividades da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Pela primeira vez, a pesquisa com os profissionais da imprensa foi feita por meio de um sistema eletrônico, fortalecendo o anonimato dos votos. Os congressistas mais votados pelos profissionais de imprensa serão homenageados nas categorias “Senadores mais bem avaliados pelos jornalistas” e “Deputados mais bem avaliados pelos jornalistas”.

De maneira inédita, a décima edição do Prêmio Congresso em Foco distinguirá, além dos políticos escolhidos na votação digital, congressistas selecionados por um júri de alto nível. Formam o corpo de jurados o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

O Prêmio Congresso em Foco 2017 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, Uber, Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Ciclo Gestão e Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). O Prêmio ainda tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Ordem dos Advogados do Brasil/DF (OAB/DF) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa