11 jan 2018

Prefeitura do Recife inicia construção de mais uma Upinha 24h.

Prefeito Geraldo Julio assinou a ordem de serviço autorizando o início das obras da Upinha 24h Vila Arraes, na Várzea

 

Na noite desta quarta-feira (10), o prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara assinaram a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras da Upinha 24h Vila Arraes, no bairro da Várzea. A unidade, que será construída em um terreno cedido pelo Governo do Estado, ficará localizada na Avenida Afonso Olindense, e será vizinha à sede da Secretaria de Educação do Estado. A nova Upinha terá 734,71 m² de área construída e receberá um investimento de R$2.846.697,07.

“Este é um sonho antigo da Várzea, fruto da luta do povo. Este é um investimento que vai ser feito em parceria do Governo do Estado, com a Prefeitura do Recife e emenda parlamentar. Essa Upinha aqui representa uma grande conquista. Esta será a melhor unidade de saúde do país inteiro, pois não há em outro estado com esse padrão”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Mais de oito mil pessoas das comunidades Campo do Banco, Sítio dos Lotes e Vila Arraes, na Várzea, serão beneficiadas com a unidade. No local, duas Equipes de Saúde da Família, que contam com dois médicos, dois enfermeiros, um auxiliar de enfermagem e dez agentes comunitários de saúde, vão atender a população. Além disso, o equipamento também vai dispor de uma Equipe de Saúde Bucal.

Para Sheila Fernandes, moradora da área, a chegada da Upinha significa um grande avanço. “Sofremos muito sem atendimento médico por perto. Vamos ter atendimento 24h, o que é uma maravilha para todos que moram nas redondezas. Essa é uma luta de muito tempo da comunidade e finalmente vamos ter essa Upinha”, declarou a autônoma.

As Upinhas, que seguem o novo padrão de qualidade da Saúde do Recife,  disponibilizam uma equipe multidisciplinar para cuidar da população, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e profissionais da saúde bucal, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI). O horário para as consultas é das 8h às 19h, para os serviços de atenção primária à saúde para usuários cadastrados, e das 19h às 7h o atendimento é direcionado aos casos de urgência.

De acordo com o governador Paulo Camara, este investimento aponta o quanto a cidade do Recife se preocupa com a atenção básica. “Esta será uma unidade muito importante para a Várzea e comunidades vizinhas, ela vai atuar na saúde básica da população. Um equipamento como esse vai aprimorar as condições de atendimento das pessoas, para que só precisem procurar os grandes hospitais em casos de alta e média complexidade. A Prefeitura está dando um exemplo de como cuida bem e com muita dedicação da saúde da população”, pontuou.

Upinhas – Desde 2013, a Prefeitura do Recife instalou um novo modelo para Unidades de Saúde da Família, com as Upinhas. O Recife já conta com 11 desses equipamentos transformadores. A primeira Upinha entregue foi a Upinha Dia Bongi/Novo-Prado, em dezembro de 2013. Depois foram entregues: Dr. Moacyr André Gomes (Casa Amarela), Professor Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo), Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro), ACS Maria Rita da Silva (Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio), Upinha Novo Jiquiá (Jiquiá), Upinha Desembargador José Manoel de Freitas da UR-04/UR5 (Cohab), Dom Hélder Câmara (Nova Descoberta) e Upinha Governador Eduardo Campos. Em junho de 2016, a Upinha Tasso Bezerra (Chié I e II), em Campo Grande; em julho deste ano, a Upinha Emocy Krause (Torre) foi entregue à população.

Além das novas Upinhas, e da construção de grandes unidades como o Hospital da Mulher do Recife e a UPA – Especialidades do Arruda, a Prefeitura do Recife fez um grande investimento na recuperação e requalificação de Unidades de Saúde. Desde 2013, 170 unidades entre Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e outros foram recuperados a um investimento de mais de R$ 35 milhões.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa