6 dez 2017

Prática de atividade física é fundamental para saúde e qualidade de vida do idoso.

Especialista da Ecofit Club destaca a importância de a academia estar preparada para atender a Terceira Idade

A prática de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde e para a melhora da mobilidade e da capacidade funcional dos idosos. Para Sandra Souza, professora da Ecofit Club e especialista no trabalho com a Terceira Idade, é fundamental que as academias estejam preparadas para recebê-los e contem com profissionais capacitados para este atendimento.

“Os benefícios para os idosos são inúmeros, como melhora da capacidade cardiovascular, da composição corporal (controle de peso) e do equilíbrio (prevenção de quedas); prevenção e controle de doenças, como diabetes, hipertensão, dislipidemia e osteoporose; aumento da massa muscular; e, ainda, promoção da interação social”.

Segundo a especialista, o idoso deve praticar atividades físicas de duas a três vezes por semana. Para conseguir atendê-lo de forma eficiente e segura, as academias devem fazer algumas adaptações em suas estruturas físicas, contando com elevador, corrimão e rampas, por exemplo, e ter profissionais capacitados para o trabalho com este público, que estejam aptos a desenvolver um programa de exercícios adequado, criando um ambiente acolhedor.

“As atividades mais indicadas para a Terceira Idade são aquelas de baixo impacto, como hidroginástica, musculação, caminhada, dança e alongamento. Por estar em processo de envelhecimento, as estruturas ósseas, articulares e musculares do idoso estão enfraquecendo, o que gera dores, causadas pelo desgaste natural. Os exercícios fortalecem estas estruturas, prevenindo e tratando a dor”, explica Sandra.

O idoso que pratica atividade física tem menores riscos de desenvolver doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, depressão, demências e alguns tipos de câncer. Além disso, o exercício pode retardar o desenvolvimento de doenças mentais e a incapacidade funcional.

Para Sandra, a prática das atividades contribui para a melhora da qualidade de vida justamente por controlar o aparecimento de doenças e as dores, causando, consequentemente, uma diminuição no uso de remédios. Com a melhora da capacidade funcional, o idoso tem mais independência para realizar as tarefas diárias. “O convívio social também é fundamental para a autoestima”, diz a educadora física.

No entanto, é importante lembrar que o idoso deve procurar um médico antes de iniciar os treinos, para atestar sua aptidão física e alertar contra possíveis contraindicações. O começo das atividades deve ser lento, aumentando o ritmo gradualmente. Ele deve manter-se hidratado e usar roupas leves e confortáveis.

“Na Terceira Idade, deve-se evitar exercícios de alto impacto. Para que o idoso seja direcionado a uma atividade adequada, sem risco de lesão, é indispensável passar pela avaliação de um profissional capacitado”, finaliza a especialista.

Sobre a Ecofit

Inaugurada em 2005, a Ecofit Club surgiu com o objetivo de oferecer um novo conceito em qualidade de vida, melhorando o dia a dia das pessoas por meio da atividade física prazerosa.

A proposta da academia é desenvolver não apenas o bem-estar como também o comportamento sustentável dos alunos, praticando e promovendo ações ecológicas e contagiando aqueles que convivem em seu meio ambientalmente responsável.

Com infraestrutura completa, oferece mais de 100 atividades voltadas para todas as idades, apresentando programas desenvolvidos especialmente para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Seu time de profissionais alia princípios e valores levados a sério às mais modernas práticas do mercado.

Construída com materiais reciclados, sua arquitetura diferenciada foi planejada para aproveitar a iluminação natural, gerar economia de energia e aproveitar a água da chuva, entre outras iniciativas que fazem da Ecofit Club um ambiente próprio para exercitar e relaxar corpo e mente.

Com a consolidação do seu modelo de negócios rentável, apresentando anualmente sólidos números de crescimento, criou um programa de franquias, com a idealização da Franquia Aclimação, inaugurada em agosto.

Informações à imprensa:

Agora Comunicação

Carolina Martins (carol.martins@ agoracomunicacao.net): (13) 98119-1144

Mariana Gonzalez (mariana@agoracomunicacao.net) : (11) 96395-2346

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa