15 maio 2018

Mercado Eufrásio Barbosa vai ter gerenciamento compartilhado entre Estado e Olinda.

Administração contará com a expertise da AD Diper (Foto: Maíra Correia)

Foi aprovado, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei 14/2018 de autoria do Executivo, que autoriza o município de Olinda a estabelecer um convênio com o Governo do Estado para o gerenciamento do Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Varadouro. Um comitê gestor será coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) com a participação da prefeitura. A legislação, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, prevê a exploração econômica e os requisitos necessários para a operação no local.

Com mais de cinco mil metros quadrados, o mercado contará com boxes de artesanato, lanchonetes e restaurantes. A área vai oferecer barracas de feira, além de espaços para apresentações artísticas e exposições. O Eufrásio também vai abrigar o Teatro Fernando Santa Cruz, com 80 lugares. Este último, já assinala obras bastante avançadas. De acordo com o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, João Luiz, a chegada do equipamento vai proporcionar um aquecimento da economia. “O mercado é uma grande referência e não pouparemos esforços para que sua retomada seja exitosa”, ressaltou.

A reabertura do Mercado Eufrásio Barbosa já vem contando com a participação popular, incluindo moradores, comerciantes e artistas. Este calendário incluiu a realização de audiências públicas e debates. A requalificação da estrutura tem investimentos na ordem de R$ 20 milhões, com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Compartilhe esta notícia:
Felipe Durand