6 dez 2017

MEC reconhece alto nível de qualidade da Unicesumar.

Órgão federal divulga indicadores baseados nos resultados do Enade e confirma Conceito Institucional (CI) máximo para a instituição

A Unicesumar comprovou mais uma vez sua qualidade na educação oferecida. Os indicadores dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referentes a 2016 foram divulgados nesta semana e comprovam a excelência da instituição.

Sete cursos da área da Saúde foram destaques na avaliação da Unicesumar, que ficou entre as dez melhores do Brasil em Medicina Veterinária (3º lugar), Fisioterapia (4º lugar), Educação Física (5º lugar), Estética e Cosmética (6º lugar), Farmácia (7º lugar), Biomedicina (7º lugar) e Nutrição (10º lugar).

Na educação a distância, destaques para o curso de Agronegócio, que ficou em 2º lugar entre os melhores do Brasil. Já o curso de Gestão Ambiental é o 4º melhor do país. Além disso, possui o melhor conceito entre as instituições que compões os dez maiores grupos educacionais do país.

Mais resultados

Pelo sétimo ano consecutivo, a Unicesumar obteve nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, o que a posiciona entre os 4% referentes às melhores instituições de ensino superior do Brasil.

O indicador considera a média dos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que tem como base o desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e as médias dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

São consideradas instituições de ensino superior de excelência as que obtêm IGC 4 ou 5. Em 2016, apenas 1,5% das IES avaliadas obtiveram índice 5 e somente 17,4% das instituições alcançaram índice 4, incluindo a Unicesumar.

Conceito definitivo

O MEC também confirmou o Conceito Institucional (CI) da Unicesumar. Numa escala de 1 a 5, conquistou a nota máxima. O CI é considerado o conceito mais objetivo e definitivo dado a uma instituição. Ele refere-se à performance vigente da mesma até o momento.

O CI consiste em uma avaliação in loco feita por especialistas do MEC, onde avaliam os principais aspectos de funcionamento, infraestrutura, corpo docente e administrativo, além da qualidade da educação oferecida. Com ele, a instituição tem sua autorização de funcionamento renovada e fortalece seu projeto de expansão, que consiste na meta de 300 polos de educação a distância abertos até o fim deste ano e pelo menos 250 novos polos em 2018.

O processo avaliativo do MEC é feito por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que avalia o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Conceito Preliminar de Cursos (CPC), Índice de Desenvolvimento Discente (IDD) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Todos estes dados se tornam subsídios para a nota definitiva dada por meio do Conceito Institucional (CI).

O corpo docente da Unicesumar é composto por 80% de professores mestres e/ou doutores, além de uma infraestrutura moderna que atende a mais de 100 mil alunos no Ensino Presencial e EAD. Com tudo isso, a Unicesumar se tornou um dos dez maiores grupos educacionais do Brasil.

Informações à Imprensa

NQM Comunicação

Beth Matias – (11) 99656-4582 (whats)

beth@nqm.com.br

 

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa