12 mar 2018

FENAGRI 2018; Cultivando Sabores e Valores do Vale.

 

 * Tiano Félix

No próximo dia 14 de março, lançaremos em Juazeiro – BA – um dos mais prósperos municípios do Vale do São Francisco – a 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – FENAGRI. Considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, este evento evidencia também a economia solidária, a vitivinicultura, o agro e enoturismo, agroindústria, agricultura familiar, caprinovinocultura, psicultura, apicultura, pesquisas e as novas possibilidades deste polo de desenvolvimento socioeconômico que é vanguarda no agronegócio frutícola internacional.

Durante quatro dias (de 11 a 14 de julho de 2018) estaremos recebendo no Juá Garden Shopping delegações estrangeiras e representações institucionais e comerciais de inúmeros municípios brasileiros. Com o tema ‘Cultivando Sabores e Valores do Vale’, a Prefeitura Municipal de Juazeiro e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, estarão montando uma vasta e diversificada programação para recepcionar os produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, exportadores, importadores, fabricantes e revendedores de máquinas, equipamentos, embalagens e insumos, além de representantes de entidades públicas e privadas.

Formada por uma Rodada de Negócios, Minicursos, Seminários, Feira de Negócios da Economia Solidária/Agricultura Familiar, Visitas Técnicas e a Mostra de Produtos e Serviços em uma bem estruturada área de exposições, a FENAGRI 2018 promete surpreender. A expectativa é que supere os números da última edição, realizada em 2016 na cidade irmã de Petrolina – PE, quando foram realizados negócios da ordem de R$ 5 milhões, movimentando um público de 50 mil pessoas.

Diante o quadro político econômico atual, sabemos os desafios que vamos encontrar, estamos preparados para a superação na formatação das parcerias que irão nos possibilitar a realização dessa feira que tão bem representa o Vale do São Francisco. Um polo de desenvolvimento agrícola que responde por 99,7% das exportações de uva e 95% da manga do país e movimenta aproximadamente US$ 800 milhões/ano nos mercado interno e externo, gerando mais de 240 mil empregos diretos. Uma região que teve nos primórdios da sua agricultura irrigada a força das históricas Rodas D’Água, na década de 30, cresceu em 1985 com a Festa do Melão e hoje retomamos com esta edição da FENAGRI 2018.

E inspirados nos próprios agricultores que se desafiam anualmente para aumentar a eficiência das propriedades, ampliar suas áreas e produção, seguimos cultivando sabores e valores, certos de que os caminhos haveremos de encontrar, construindo juntos.

* Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro e coordenador da FENAGRI 2018.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa