13 mar 2018

Ex-presidente do MDB em Pernambuco, Dorany Sampaio, morre aos 91 anos.

Dorany Sampaio deixa a esposa, Lisete Valadares, sete filhos, netos e bisnetos. Foto: Inês Campelo/DP

Faleceu nesta terça-feira (13), aos 91 anos, um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Dorany Sampaio. O político esteve internado no Hospital Português na última semana. Após uma piora no quadro, foi confirmado o falecimento, na manhã desta terça-feira. O ex-presidente do MDB faleceu em casa sob os cuidados da família.

Durante o período que ele esteve internado, foi criada uma campanha para doação de sangue. De acordo com o amigo da família e escritor Chico de Assis, Dorany estava debilitado e vinha enfrentando problemas de saúde em decorrência da idade avançada.

Dorany Sampaio deixa a esposa, Lisete Valadares, sete filhos, netos e bisnetos. Na carreira política, ele atuou como deputado estadual, presidente da OAB-PE, secretário do Estado de Pernambuco e do Recife. Ele esteve a frente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) durante o governo de José Sarney.

Após a notícia, diversos políticos lamentaram a morte de Dorany. “Um democrata e humanista que foi cassado pela ditadura militar por não abrir mão desses ideais. Referência na política pernambucana e especialmente no MDB, partido que conduziu por 27 anos, quando sobressaiu sua capacidade de diálogo e articulação. Perda muito grande para Pernambuco e para o Brasil. Quero enviar meus sentimentos aos amigos e familiares de Dorany”, disse, através de nota, o prefeito Geraldo Julio.

O deputado federal Augusto Coutinho (SD) também homenageou o político. “O desaparecimento do ex-deputado Dorany Sampaio deixa uma lacuna imensa na política pernambucana. Dorany foi um dos símbolos da luta democrática por um Brasil melhor, e participou de importantes momentos da política nacional. Consolidamos uma forte amizade no período em que atuamos como secretários nas gestões de Jarbas Vasconcelos e Roberto Magalhães na Prefeitura do Recife. Me solidarizo com Dona Lizete, com todos os seus familiares e amigos neste momento difícil”.

O corpo de Dorany Sampaio será velado a partir das 14h no cemitério Morada da Paz, em Paulista, e cremado às 18h.

 

PESAR

“Pernambuco acorda de luto com a notícia do falecimento de Dorany Sampaio. Um democrata e humanista que foi cassado pela ditadura militar por não abrir mão desses ideais. Referência na política pernambucana e especialmente no MDB, partido que conduziu por 27 anos, quando sobressaiu sua capacidade de diálogo e articulação. Perda muito grande para Pernambuco e para o Brasil. Quero enviar meus sentimentos aos amigos e familiares de Dorany”.

Geraldo Julio, prefeito do Recife

******

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Dorany Sampaio, um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Pernambuco. Incansável defensor da democracia, mesmo em tempos de perseguição política, jamais deixou suas convicções e bandeiras de luta. “Dorany sempre será lembrado como um importante quadro para o desenvolvimento do País, sobretudo da nossa região Nordeste. Minha solidariedade aos familiares e a todos que tiveram a honra de conviver com ele”, declara o prefeito.

 

******

A política de Pernambuco perde um de seus grandes referenciais com o falecimento de Dorany Sampaio, mas seu legado de liderança fica para todos nós. À família, desejo conforto nesse momento de saudade.

Anderson Ferreira
Prefeito do Jaboatão dos Guararapes

 

******

 

André Ferreira lamenta a morte de Dorany Sampaio

A política pernambucana amanheceu mais pobre com a partida de Dorany Sampaio. Pude comprovar a sua conduta reta durante o período em que militei no PMDB, partido que conduziu com sabedoria e sensatez. Dorany deixa um legado de diálogo e resistência, atributos tão importantes nos dias atuais.

 

******

 

“Dorany Sampaio teve uma história de vida ligada à luta democrática, de combate ao autoritarismo. No retorno à normalidade democrática, ocupou importantes funções públicas. Quero expressar os meus sentimentos e a minha solidariedade aos seus familiares e amigos”.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

 

******

 

“É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento de Dorany Sampaio. Dorany teve uma vida marcada por exemplos de combatividade e dedicação às melhores causas. Esteve na linha de frente da luta pela redemocratização do País e desempenhou papel relevante na política de Pernambuco, sempre com coerência e dignidade. Dorany foi um grande amigo de meu pai e de toda a nossa família. Nesse doloroso momento, abraçamos sua esposa e filhos.”

Senador Armando Monteiro

 

******

 

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa