17 jun 2017

Evento “Cidade Algo Mais” tem Raquel com Francisco Cunha e Gustavo Maia.

Wagner Gil

Com a presença do consultor da TGI Consultoria em Gestão, Francisco Cunha, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), participou, na última terça-feira (13), do evento ‘Cidades Algomais’, promovido pela Revista Algomais e que teve ainda como palestrante Gustavo Maia, fundador da Rede Colap e que apresentou um aplicativo para unir mais ainda a população e a gestão. O foco foi encontrar soluções inteligentes na administração pública, valorizando o crescimento sustentável, o pedestre e, principalmente, criando soluções a partir do envolvimento da sociedade nos problemas do dia a dia e que são de responsabilidade dos governos Municipal, Estadual e até mesmo Federal.

O encontro aconteceu no Teatro Difusora, contando com uma grande presença de secretários municipais, arquitetos, engenheiros e empresários. O vice-prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) também compareceu ao evento.

Para Francisco Cunha, as cidades enfrentam grandes desafios, sobretudo quando se trata de mobilidade. “Depois de quase um século sendo projetados para se adaptarem ao automóvel, os municípios precisam agora ser projetados para as pessoas, principalmente para quem se desloca a pé”, disse.

De acordo com ele, o desafio de uma boa e participativa gestão diz respeito a deixar as cidades mais humanas, mais voltadas para o cidadão, para as crianças, criando um ambiente de interação mútua. “Esse é o grande desafio das cidades: torná-las mais caminháveis. Se uma cidade é boa para os pedestres, ela é boa para todos”, defendeu o consultor, que tem uma coluna diária na Rádio CBN. No Brasil, dois terços da população se locomove diariamente a pé, sendo um terço de forma exclusiva.

O secretário de Planejamento de Caruaru, Rubén Pechio, disse que a prefeitura está comprometida de envolver a população na solução dos principais problemas. “É importante sempre termos mecanismos para ouvir todos. Construir um planejamento mais eficiente, eficaz, que dê resultados para as pessoas. Raquel está comprometida com essa construção junto à população”, afirmou.

Raquel Lyra destacou a importância de Caruaru em ser a primeira a receber o ‘Cidades Algomais’. “É um evento importante, realizado pela TGI, que anda em Pernambuco há mais de 30 anos em gestão pública. Eles trouxeram este encontro para cá e isso nos orgulha muito. O seminário buscou trazer um debate qualificado sobre gestão, sobre mobilidade. A palestra de Francisco Cunha falou neste tema (mobilidade) e a de Gustavo, no aplicativo Colab, que pode ser baixado na internet e qualquer cidadão usar sem custo. Um avanço, já que esse aplicativo foi criado no Estado, ganhou várias cidades do Brasil e até de outros países, bem como um prêmio internacional da ONU”, disse.

A prefeita destacou que o aplicativo ajuda os gestores e, principalmente, o cidadão. “O aplicativo vai ajudar a prefeitura a estar próxima do cidadão. Ele vai poder denunciar um buraco ou até mesmo sugerir onde aplicar recursos. Nós estamos trabalhando sobre o financiamento do Colab aqui. Estamos nos reunindo com um empresário em nível nacional para que a cidade possa ter o aplicativo aqui a custo zero. Dessa forma poderemos ter uma gestão mais eficiente e participativa”, finalizou Raquel.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa