13 mar 2018

Editora FGV lança livro sobre a mulher e o poder no Brasil e no mundo.

Na próxima segunda, 19 de março, no mês da mulher, a Editora FGV lança o livro Mulheres e poder: histórias, ideias e indicadores, com um bate-papo com as autoras Hildete Pereira de Melo e Débora Thomé, mediado pela jornalista Cássia Almeida, de O Globo.

O livro, destinado a todas as pessoas que querem entender melhor a situação da mulher no país e no mundo, reúne dados, tabelas e gráficos que levam ao estado da arte das discussões sobre as mulheres e sua relação atual com o poder. As autoras recolheram informações de fontes variadas e olhares diversos, que passam não apenas por autoras feministas – mas também por elas. A proposta é estabelecer um diálogo, com linguagem acessível, que permita leitores e leitoras iniciarem-se no tema que anda ocupando o dia a dia da sociedade como um todo, as redes sociais e nas páginas de jornais.

Ao longo dos capítulos, as autoras apresentam dados sobre economia e diferenças salariais, o avanço das mulheres na educação, as mudanças na maternidade e nas famílias. Tratam da falta de mulheres na política no Brasil e contam a história de grandes nomes no país e no mundo. Além disso, explicam diferentes visões do feminismo, situando este debate, e apresentam as políticas que lançaram um olhar para as mulheres desde o início do século XX.

A educação e o trabalho também são abordados em capítulos do livro, quando é observado que elas, hoje com mais anos de estudos em média que os homens e com mais titulações anualmente de mestrado e doutorado, continuam com uma enorme dificuldade de converter esse esforço em salários e postos melhores em suas carreiras.

Na política, apesar de o direito das mulheres votarem e serem votadas ser um fato desde 1932, apenas 10% da representação é feminina, seja nas prefeituras ou no Legislativo nacional. O Brasil é o pior entre os seus vizinhos latino-americanos neste quesito e as mulheres brasileiras continuam ainda ocupando poucos espaços de poder.

A violência de gênero é outro tema de enfoque da obra, uma vez que o Brasil é um dos que mais tem registro de feminicídios, sendo o quinto pior país do mundo nesse tipo de crime contra a mulher.

Entender melhor o contexto e as estruturas em que se dão as relações entre mulheres e poder no país é também um primeiro passo para agendas de transformação, tão necessárias na conjuntura atual.

Lançamento – Mulheres e poder: histórias, ideias e indicadores

Autoras: Hildete Pereira de Melo e Débora Thomé

Editora FGV

Data: 19/03

Hora: 19h

Local: Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316 – Espaço Itaú de Cinema) – Botafogo – Rio de Janeiro

192 páginas

Preço: R$ 36

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa