13 jun 2018

Câmara de Olinda apela para que obra de Oscar Niemeyer seja tombada.

A torre de transmissão da antiga TV Manchete foi construída em 1983

A vereadora Graça Fonseca apresentou hoje (13/6), durante sessão na Câmara Municipal de Olinda, moção de apelo ao Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda no sentido de acelerar o processo de tombamento da torre da extinta TV Manchete que se encontra tramitando no órgão desde 2013.

O terreno onde se encontra a torre de televisão, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi invadido, na semana passada por 60 famílias do bairro de Ouro Preto. “Trata-se do reconhecimento histórico do projeto arquitetônico e manter a segurança das famílias que lá se encontram,” disse a vereadora Graça Fonseca.

A torre de transmissão da antiga TV Manchete foi construída em 1983 e é o único projeto do arquiteto Oscar Niemeyer em Olinda. A Associação de Imprensa de Pernambuco – AIP – encaminhou, em agosto de 2017, proposta de tombamento do monumento junto à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) pelo “valor arquitetônico que representa para a história da Imprensa de Pernambuco.”

Com a falência da TV Manchete, o terreno é de propriedade da Rede TV! Desde 1999.

Compartilhe esta notícia:
Felipe Durand