11 out 2017

Apresentação teatral gratuita nos Terreiros de Candomblé e Umbanda da RMR (*).

O circuito já percorreu dois Terreiros. No total, serão oito espaços visitados na Região Metropolitana do Recife. Próxima parada será domingo (15), às 19h, em Abreu e Lima-PE.

De forma pioneira em Pernambuco, um grupo de teatro começou a realizar um circuito de encenações que chegará a oito Terreiros de Candomblé e Umbanda da Região Metropolitana do Recife. Trata-se do Grupo Teatral Ariano Suassuna, de Igarassu –PE, através do produtor cultural e Dramaturgo, Albemar Araújo. Com o espetáculo “GANGA MEU GANGA, O REI”, a peça conta com oito atores e dois músicos; e tem como palco os próprios espaços religiosos.

Em cena, música ao vivo para falar de romance e drama, dentro da perspectiva da religião de matriz africana. O objetivo é desmistificar o preconceito religioso, levando o público a conhecer a influência africana no Estado, já que as apresentações são abertas a todos os públicos; e ao fim de cada espetáculo acontece sempre um debate com a plateia sobre assunto. A entrada é gratuita.

A próxima apresentação vai ser no domingo (15/10), às 19h, no Centro Axe Layra Omim Kaia Lofim, em Abreu e Lima-PE (Rua Transamazônica, nº 575, Centro). Para assistir, basta comparecer ao local sem confirmação prévia. Cada uma das encenações será acompanhada por um intérprete de libras.  A direção é de André Ramos e Albanita Almeida. No elenco: os diretores, Lucrécia Forcioni, Kattianny Torres, Manoel Teixeira, Aristone Ramos, Joelma Andrade, João Ferreira, Ana Beatriz e Alisson Arruda. Designer de Luz: João Paulo; figurinos: Kattianny Torres e cenário: André Ramos.

O circuito, que tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado, seguirá por todos os domingos de outubro (01, 08, 15, 22 e 29) e novembro (05,12 e 26) deste ano. A estreia foi realizada no Centro Espírita de Janaína, em Igarassu. O espetáculo também já esteve em Araçoiaba-PE. Os próximos municípios visitados serão: Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

 

PROGRAMAÇÃO

 

15 DE OUTUBRO – às 19h

AXÉ LAYRA OMIM KAIA LOFIM

Rua transamazônica, nº 575

ABREU E LIMA/PE.

 

22 DE OUTUBRO – às 19h

ILÊ AXÉ OMÔ OGUNDÊ

Travessa Joaquim Távora, 794.

PAULISTA/PE.

 

29 DE OUTUBRO – (a definir: local e horário)

OLINDA/PE

Foto: Guilherme Cabral

Angélica Zenith, jornalista

(*) Por Robson Sampaio

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa