7 fev 2020

 Uso de ar-condicionado durante a noite pode melhorar a qualidade do sono.

O aparelho é capaz de deixar o ambiente na temperatura ideal de conforto térmico, no entanto, mantê-lo limpo faz toda a diferença para a qualidade do ar

(Crédito: Divulgação)

Ter noites de sono bem dormidas é essencial para manter e melhorar a saúde do corpo e também da mente. No entanto, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 45% da população mundial sofre com distúrbios do sono — o que configura uma epidemia — e, consequentemente, não dorme como gostaria e como o corpo necessita.

Esse é um dado preocupante, pois dormir bem traz diversos benefícios, como manter o coração saudável, melhorar a concentração no dia a dia, manter o foco e a criatividade e até mesmo reduzir os níveis de estresse e fortalecer o sistema imunológico, por exemplo. Entretanto, o excesso de estímulos e o uso frequente de celular, televisão e outras tecnologias tem afetado as horas de sono e, consequentemente, prejudicado o bem-estar das pessoas.

Outro aspecto que pode interferir na qualidade do sono é dormir com muito calor ou com muito frio — isso deixa as pessoas menos dispostas ao acordar, pois a noite de sono pode ter sido superficial, já que o organismo precisa consumir mais energia para manter a temperatura ideal.

Portanto, fazer uso de ar-condicionado durante a noite pode contribuir para uma melhor qualidade do sono. O aparelho atua para amenizar a temperatura e deixar o ambiente interno com a umidade relativa do ar ideal para trazer conforto e comodidade às pessoas. Com isso, o corpo consegue descansar melhor quando está dentro da temperatura de conforto térmico, segundo Ricardo Vaz de Souza, engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação).

É recomendado, no entanto, saber ajustar a temperatura do aparelho, para manter de fato o conforto no ambiente durante a noite, sem deixar muito quente ou muito gelado. Ainda segundo a ASBRAV, a temperatura ideal para o ar-condicionado é 23º C, tanto para os dias de verão, quanto no inverno.

Limpeza do ar-condicionado faz toda a diferença na saúde

Para manter o ar-condicionado eficaz para o seu bem-estar, dormindo ou não, é necessário atentar-se à higiene do aparelho. Isso porque, da mesma forma que é preciso tirar o pó de tapetes e demais objetos do ambiente para evitar alergias e incômodos, também é essencial mantê-lo limpo, visto que seu filtro pode acumular impurezas que prejudicam a qualidade do ar.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos