2 dez 2019

O Globo – O Dia em Resumo.

 

Trump acusa Brasil de desvalorizar real e retoma tarifas sobre o aço e o alumínio (Clique aqui e leia a matéria completa)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou Brasil e Argentina de desvalorizarem suas moedas e anunciou, em retaliação, a retomada de tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio produzido pelos dois países. O governo brasileiro afirmou que já debate com interlocutores de Washington solução para o comércio bilateral. Siderúrgicas do país foram surpreendidas com a medida.

O que está acontecendo: Trump volta a fazer ameaças para conseguir forçar uma negociação. Analistas apontam estratégia do presidente americano de abrir novas batalhas, diante de impasse com a China, para apresentar vitórias a seu eleitorado de olho na eleição de 2020.

Análise: o Palácio do Planalto não esperava a sobretaxa, o que mostra que a expectativa do presidente Jair Bolsonaro de ter uma relação privilegiada com Trump não passou de uma ilusão. A medida se soma à série de reveses recentes na aproximação com os EUA e foi imposta no pior momento da relação do governo brasileiro com a Argentina.

Opinião: ataque é técnica para desviar atenção, afirma Míriam Leitão.

 

Na COP-25, ONU alerta para ‘ponto crítico’ (Clique aqui e leia a matéria completa)

A humanidade chegou a um “ponto crítico” em que tem de escolher entre “a esperança” ou “a submissão”, afirmou o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, na abertura da COP-25, em Madri. No discurso, o diplomata pressionou por medidas concretas as delegações de 197 países que participam da conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas. O principal tema do encontro é o mercado de carbono.

Entenda: quatro relatórios embasam o tom de preocupação da ONU sobre a crise do clima. Eles apontam aumento da emissão de gases poluentes, aquecimento desenfreado, elevação do nível do mar e desaparecimento de espécies. Conheça as pesquisas.

Viu isso?

Reação: o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse que vai ignorar pedidos de informação feitos pelo GLOBO e ofendeu jornalistas por reportagem sobre delação em que foi citado.

Operação: a Polícia Federal prendeu um homem por suposto plano de atentado contra Bolsonaro.

Imunização: o Brasil deve ter uma vacina contra a dengue em um ano, afirmou o ministro da Saúde.

Ascendente: o Vasco superou a marca de 127 mil sócios-torcedores e assumiu o segundo lugar no ranking dos clubes, atrás do Flamengo.

Impeachment: Donald Trump decidiu não enviar advogados para representá-lo em audiência na Câmara dos Deputados.

Represália: a China proibiu escala de navios e aviões militares dos Estados Unidos em Hong Kong.

Estudo: mulheres jovens sujeitas ao sexismo têm cinco vezes mais chance de sofrer depressão, afirmam pesquisadores britânicos.

“O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto”

DANTE MANTOVANI, NOVO PRESIDENTE DA FUNARTE

Comentário do maestro que assume o órgão do governo federal em seu canal do YouTube

Príncipe Charles assume papel de o ‘rei em espera’ (Clique aqui e leia a matéria completa)

Aos 71 anos, herdeiro do trono britânico se move nos bastidores para afirmar seu controle em meio à crise pública envolvendo o irmão, Andrew

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos