8 nov 2019

Ipem-PE apreende mais de 300 ventiladores com certificação vencida.

Uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) apreendeu 347 ventiladores sendo comercializados com a certificação vencida junto ao Inmetro. A ação ocorreu durante o mês de outubro e início de novembro em todo o Estado.

Para entrar no mercado, os ventiladores necessitam de certificação compulsória que é realizada por Organismo de Certificação de Produto (OCP), acreditado pelo INMETRO e devem apresentar o selo dessa instituição, garantindo o cumprimento dos requisitos necessários que garantam a sua qualidade e segurança para o consumidor.

De acordo com Adriano Martins, presidente do Ipem-PE, “as mercadorias apreendidas apresentavam o selo do Inmetro na embalagem, porém os números dos registros junto ao instituto metrológico encontravam-se cancelados por não cumprirem as exigências de segurança, podendo causar acidentes de consumo como incêndios, por exemplo. Nesses casos as empresas devem retirar os produtos do comércio até que sejam sanadas a irregularidades ”.

Consumidores que necessitarem de esclarecimentos ou suspeitarem de irregularidades podem contatar a Ouvidoria do órgão por meio do telefone 0800 081 1526, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira, ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa