6 nov 2019

PROGRAMAÇÃO DO SINSPIRE NA CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

Nosso SinsPire da Praça do Arsenal está com uma programação super bacana dentro da Conferência Brasileira de Mudança no Clima, que acontece até sexta-feira (8), no Bairro do Recife. Amanhã (7), já teremos um momento bem bacana com um cinedebate sobre o documentário Lila. A roda de diálogos, inclusive, será com Alfredo Sirkis, diretor do filme e ecologista super conceituado.
NOTA

Visualização da imagem

Nesta quinta-feira, às 19h, o projeto Cine SinsPire exibe o documentário Lila, que conta a história da polonesa Liliana Syrkis, de 96 anos. Durante mais de 60 anos, Lila – sobrevivente do nazismo – foi uma das modistas mais famosas do Rio de Janeiro, à frente do atelier de alta costura Casa Collet. O documentário, lançado em 2018, foi dirigido por Alfredo Sirkis, seu filho – ecologista e escritor – e tem trilha musical de Gilberto Gil. O filme foi baseado no no livro de mesmo nome, publicado em 2011. A mostra, seguida de debate com Alfredo Sirkis no SinsPire, faz parte da programação da Conferência.

PROGRAMAÇÃO DO SINSPIRE NA CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A programação do SinsPire na Conferência do Clima inclui exposições, roda de diálogos, mostra de filmes – do projeto Cine Sinspire – e happy hour diário com nomes da cena cultural da cidade.

EXPOSIÇÕES

A Rua da Guia, em frente à Praça do Arsenal, será ativada com quatro exposições: “Mar de Sonhos e Passaredo”, com obras construídas por a alunos das escolas municipais do Recife a partir de resíduos tecnológicos; O livro gigante “Plift Plin”, confeccionado com uso de metarreciclagem; Exposição educativa que faz parte do projeto Carbono Neutro de Fernando de Noronha; além da exposição “Do caos à coragem”, da fotógrafa Gisele Cavallo, sobre o trabalho dos voluntários no combate ao óleo nas praias de Pernambuco, inserida em uma intervenção artística em alusão ao vazamento de óleo que vem devastando as praias do Nordeste, desde o fim de agosto.

QUARTA-FEIRA (6)

16h – Palestra Recife irradiador de conhecimento climático  – Uma explanação da Política Climática da Cidade (Edson Simões – secretário executivo de sustentabilidade na Prefeitura da Cidade do Recife, Edna Menezes – gerente geral de sustentabilidade na Prefeitura da Cidade do Recife, Keila Ferreira – gerente Geral de defesa civil do Recife, Thayze Boldrini (mediadora) – gestora de comunicação na Prefeitura da Cidade do Recife.

19h – Exibição do documentário Frans Krajcberg: Manifesto. Em seguida, palestra com Regina Jehá – diretora do documentário.

HAPPY HOUR – 20h às 20h40 Maracatu Baque Mulher + 21h Som na Rural e Banda Dio Santos e os Pés do Mundo

QUINTA-FEIRA (7)

9h – O SinsPire recebe o Evento internacional sobre clima e juventude, com Maria Könning-de Siqueira Regueira – Cônsul-Geral da Alemanha no Recife, Alice Amorim- coordenadora de Política e Engajamento do iCS, Nayara Almeida – Ativista do Fridays for Future (Brasil), Rebecca Freitag – Fridays for Future (Alemanha), Yugratna Srivastava – plant for the Future (India), Joyce Najm Mendez – climate Reality Project (Paraguay), Cássia Oliveira Moraes – Youth Climate Leaders , Mirin Ju Yan Guarani – Jovem indígena do povo Guarani e Túlio Gadelha – deputado Federal pelo PDT-PE.

14h – Será a vez do evento Jovens Brasileiros e a mudança do clima: voz e participação, com Wanessa Bezerra – Gerente de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal do Paudalho; membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, do Conselho Gestor da APA Aldeia-Beberibe e do Conselho de Meio Ambiente de Paudalho-PE; Symone Pancracio Falcão – engenheira agrícola e ambiental e membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife; Micaella Raíssa Falcão de Moura – Professora da Faculdade Estácio do Recife nos cursos de engenharias e Doutoranda em Recursos hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE; Igor Vieira, coordenador no ciclimaticos.

16h – Os povos da Floresta e as Mudanças Climáticas

18h10 – Exibição de documentários: Para onde Foram as Andorinhas?; Antes da Chuva; Elas Nunca Vão Andar Sozinhas

19h – Exibição do documentário Lila, seguido de debate com o diretor Alfredo Sirkis, também ecologista, escritor, diretor-executivo do CBC. Lila conta a história de Liliana Syrkis que completou 96 anos de outubro de 2019. O documentário, dirigido por seu filho e com trilha musical de Gilberto Gil, foi lançado em 2018, no Canal Brasil. O filme foi baseado no seu livro, de mesmo nome, publicado em 2011. Durante mais de 60 anos, a polonesa – sobrevivente ao nazismo – foi uma das modistas mais famosas do Rio de Janeiro à frente do atelier de alta costura Casa Collet.

19h – ( PROGRAMAÇÂO NA RUA ) – Cinedebate e happy hour – visões dos povos indígenas sobre as mudanças do clima.

HAPPY HOUR – 20h Côco do índios Fuinôs + 21h Mozaum

SEXTA-FEIRA (8)

10h – Cinedebate Our Planet, Our Business.

14h – Desertificação no semiárido brasileiro – produção de conhecimentos e políticas públicas, com Sérgio de Azevedo Mendonça – gerência de Resiliência do Semiárido na SEMAS-PE; Alexandre Henrique Bezerra Pires – Coordenador Geral do Centro Sabiá e Coordenador Executivo da ASA Pernambuco; Francinete Francis Lacerda – pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

16h – após o Ato Inter-Religioso “Fé no Clima”, na Sinagoga Kahal Zur Israel, acontecerá um debate aberto ao público com Karenna Gore, diretora do Center for Earth Ethios (USA), graduada em História e Literatura pela Universidade de Harvard e filha do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que tem intensa atividade em defesa do meio ambiente. Também participará do diálogo o escritor Alfredo Sirkis.

HAPPY HOUR – 18h às 20h MADAM + 20h às 22h Leyde do Banjo e as Mari’s do Samba

Serviço:

SinsPire

Site: https://www.sinspire.com.br/

Local: Rua da Guia, 237, Praça do Arsenal

Fone: (81) 9 9183.1555

Instagram: @sinspirehoje

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos