9 out 2019

Paraíba Jazz e Alessandro Borgomanero encerram o II Festival Música no Forte.

O evento é realizado pela Construtora Biapó.

Acontece, no próximo dia 12 de outubro, às 19 horas, no Forte Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha, o show de encerramento do II Festival Música no Forte, que aconteceu de forma paralela à obra de restauro recém-concluída desse patrimônio histórico. O violinista e maestro Alessandro Borgomanero e o trio Paraíba Jazz são as grandes atrações que marcam a despedida das ações culturais da Construtora Biapó na ilha.

Alessandro Borgomanero nasceu em Roma e passou sua infância e adolescência em Curitiba (PR). Formou-se com título de mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, em Salzburg, cidade na Áustria, na classe do violinista Ruggiero Ricci. E continuou seus estudos com os renomados violinistas Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci. Em suas pesquisas, tem coletado obras escritas por compositores brasileiros para violino solo, no intuito de realizar recitais que apresentem um panorama da composição brasileira no século XX, com obras importantes para o instrumento, além de homenagear ícones importantes da música como Johann Sebastian Bach, cuja obra é inspiração para maioria dos compositores para violino solo em todos os tempos.

Atualmente, o músico, que vive em Goiânia, é professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG). De 2003 a 2007 foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes e, de 2012 a 2018, regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás. Dentre suas participações como solista fora do país destacam-se as realizadas na Orquestra de Câmara de Budapeste, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi Orchestra, Orquestra de Câmara de Berlim, Orquestra de Câmera do Kremlin (Rússia), Orquestra Sinfônica de Vaasa (Finlândia).

O trio Paraíba Jazz foi criado em 1994 pelo violinista André Correia, com a finalidade de divulgar a música instrumental e explorar diversos gêneros como música popular brasileira, jazz, soul, reggae, blues, tango e ainda um repertório erudito com uma nova roupagem. Além de André Correia, que é violonista, participam do Paraíba Jazz o percussionista Jeferson Santos e o violonista Laete Bandeira. A apresentação é gratuita e aberta para moradores e turistas.

O evento é realizado pela Construtora Biapó em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério da Cidadania, Governo de Pernambuco, a Administração de Fernando de Noronha e Elysium Sociedade Cultural.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos