13 ago 2019

A revolução da geração dos 50+.

Atenta à inversão da pirâmide social brasileira, a Cepe Editora lança o título Maturidade: um tempo novo, organizado pela psicanalista e consultora de carreira Sílvia Gusmão

Visualização da imagem

Diante do fato de que a expectativa de vida do brasileiro aumentou para mais de 75 anos, surgem novas perspectivas no horizonte. Hoje quem tem acima de 50 anos enfrenta desafios bem diferentes dos cinquentões do passado: fazer planejamento de carreira, cuidar da estética e da saúde de forma preventiva são essenciais na agenda para uma maior qualidade de vida. Atenta a esta tendência a Cepe Editora publica Maturidade: um tempo novo, título organizado pela psicanalista e consultora de carreira da Trajeto Consultoria, Sílvia Gusmão. O lançamento será no próximo dia 15, na Caixa Cultural, às 19h.

“A pirâmide social brasileira está se invertendo. Em 2010, o número de jovens era dez vezes maior do que o das pessoas mais velhas. Segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) essa diferença tende a cair para três vezes em quatro décadas. Em 2050, 29% da população brasileira terá mais de 60 anos. Em algumas décadas, a proporção de pessoas acima dos 60 anos atingirá a de países ricos”, ressalta Sílvia Gusmão.

Prefaciado pelo sócio-fundador da TGI Consultoria em Gestão, Francisco Cunha, o livro reúne textos de seis autores, incluindo a própria organizadora. Cada um deles discorre sobre questões essenciais ao planejamento de uma vida longeva. Gabriel Perrusi e Jéfter Domingos Barbosa Campos falam sobre a importância dos exercícios físicos nessa etapa da vida; Germana Uchoa dedica-se ao tema do empreendedorismo criativo; Nathalia Cavalcanti mostra como os cuidados com a alimentação podem ser fortes aliados nesse desafio; enquanto Georgina Santos enfatiza a necessidade de organização das finanças pessoais.

O grande desafio no mundo é promover mudanças para acompanhar o novo cenário. Na introdução de Maturidade, Francisco Cunha faz a seguinte reflexão: “ E agora, o que fazer, quando nos deparamos com o fato de serem os 50 os novos 30 anos? Ou, melhor ainda, os 60 os novos 40 anos? (…) A longevidade já é um fato científico e social irrefutável. Agora, precisamos promover essa mudança, que o mundo já processa, só que dentro de nós. Precisamos nos assumir pós-balzaquianos e isso não é fácil”.

Maturidade traz uma visão realista desse processo de envelhecimento da população, com o otimismo de uma vida com mais possibilidades. Por outro lado aborda as dificuldades da falta de políticas públicas e de saúde compatíveis com as necessidades dos que estão envelhecendo. Um dos impactos apontados por Sílvia Gusmão está refletido no sistema previdenciário: “O número de contribuintes não cresce na mesma proporção dos beneficiários”.

A novidade é que as mudanças estão acontecendo, segundo o IBGE, com a volta dos aposentados ao mercado de trabalho, um salto de 63% do ano 2000 para 2011. Para ilustrar esse dado, o livro contempla depoimentos de pessoas que colocam suas dúvidas e questionamentos frente ao desconhecido, e fala como se reinventaram.

Antes do lançamento será realizado debate, mediado por Sílvia Gusmão, tendo como convidados Denise Mazaferro, sócia da Angatu IDH, mestre em gerontologia pela PUC-SP, autora do livro Longevidade: os desafios e as oportunidades de se reinventar; Jane Okazaki, geriatra e mestre pela Univesp; e Marcelo Carrilho, engenheiro mecânico de formação, que após os 50 anos, fez transição de carreira, e hoje é proprietário da cafeteria GrãoCheff, localizada no Espinheiro.

Artigos dos autores

Sílvia Gusmão é psicanalista, consultora de carreira da Trajeto Consultoria e organizadora do livro. Ela assina a introdução e os artigos de Maturidade: um tempo novo: “Os 50+ anos de hoje” e “Faça o que gosta e encontre um mercado para isso”

Gabriel Perrusi, sócio-diretor da Unic – Espaço de Metas, assina o artigo: Movimento é para todos: adquira saúde pelo exercício

Georgina Santos é consultora e sócia da AgilisRH / TGI e assina o texto: Organize suas finanças pessoais

Germana Uchoa, publicitária e gestora da plataforma Garimpo, escreve sobre Empreendedorismo: transforme o que você ama em um negócio criativo

Jéfter Domingos Barbosa Campos, sócio-administrador da Unic – Espaço de Metas discorre sobre O desafio do envelhecimento saudável

Nathalia Cavalcanti, nutricionista, assina: Comendo bem com prazer

SERVIÇO

Lançamento do livro Maturidade: um tempo novo

Data: 15 de agosto

Horário: 19h

Local: Caixa Cultural

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

Valor do livro: R$ 40,00 (impresso) e R$ 12,00 (e-book)

Contatos para entrevistas

Sílvia Gusmão (81) 3221-1566 e 99963-2455

Assessoria de Imprensa: (81) 3183-2770

Roziane Fernandes: (81) 99748-6072 / roziane.fernandes@cepe.com.br

Carolina Botelho: (81) 98666-5106 /carolina.botelho@cepe.com.br

Moema Luna: (81) 99967-9743 /moema.luna@cepe.com.br

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos