12 jul 2019

Ação de Cidadania faz mais de 40 mil atendimentos no ano.

Nesse primeiro semestre de 2019, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas realizou 40.383 atendimentos diretos à população – somente durante as Ações de Cidadania do Programa Governo Presente. Os mutirões de serviços foram realizados em Pau Amarelo (Paulista), na Vila da Cohab (Cabo de Santo Agostinho), Cabanga, Estância, Lagoa Encantada e Apipucos (Recife) e no município de Barra de Guabiraba.

Nas Ações, que acontecem sempre aos sábados pela manhã, são oferecidos, gratuitamente, mais de 100 serviços, entre eles a inscrição para cursos do Juventude Presente e a emissão de documentos, como as carteiras de Trabalho, de Motorista e Identidade; segunda via dos registros de nascimento, casamento e óbito; CPF e cartão do SUS.

A população também é contemplada com exames de saúde, vacinação, orientações do Procon-PE, mediação de conflitos, distribuição de preservativos e kits de higiene bucal, cadastro no Alerta Celular, resolução de pendências e negociação de débitos com a Compesa e a Celpe; atividades de lazer e orientações para a emissão do VEM Livre Acesso e sobre o funcionamento dos diversos programas executados pelo Governo do Estado.

“Esse é um programa excelente e atende a quem mais precisa dos serviços”, atesta a dona de casa e moradora do Córrego da Areia (Nova Descoberta), Nadja Ramos de Souza. Em menos de duas horas ela saiu com o agendamento para a emissão da Carteira de Trabalho, encaminhamento para a segunda via do registro de nascimento do filho e a inscrição do jovem para um dos cursos oferecidos pelo Juventude Presente.

Residente no Jardim Eldorado, na Guabiraba, a estudante Cecília Moura, 17 anos, ficou contente com a possibilidade de fazer cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Juventude Presente. “É uma ótima oportunidade de capacitação. Há uma preocupação do governo em preparar os jovens para o mercado de trabalho”, disse.

A Ação de Cidadania têm o intuito de reduzir a violência e levar cidadania à população. É uma articulação da SPVD com as demais secretárias estaduais e municipais, e parceiros privados, que integram as ações pontuais e de longo prazo. Elas ocorrem nos 59 Territórios Especiais de Cidadania (TECs) atendidos no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de santo Agostinho, Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão do São Francisco).

Caruaru – Neste sábado, dia 13 de julho, a Ação de Cidadania acontecerá na Escola Estadual Professora Jesuína Pereira Rêgo, localizada na Rua São João da Escócia, s/n  – Bairro de São João da Escócia, em Caruaru (perto da Academia da Cidade). O atendimento será das 8h às 12h.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa