12 jun 2019

Ação marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Araripina.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é comemorado nesta quarta-feira (12). Para pontuar a data, a Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu uma ação com alunos do 3º ao 5º ano das escolas municipais Guiomar Costa Reis e Raimundo Reis de Alencar. A intervenção aconteceu esta manhã na praça da Igreja Matriz com atividades lúdicas, arte circense, atores em pernas de pau, distribuição e exposição de materiais gráficos educativos com o intuito de alertar e orientar a população sobre a realidade do trabalho infantil. À frente das atividades estiveram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Conselho Tutelar.

“No Brasil, 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos ainda são explorados, mas muitas vezes a violação passa invisível. São muitas as formas de trabalho infantil e ele não ocorre apenas em lugares mais remotos. Muitas vezes está ao nosso lado e nós não percebemos. Em Araripina, a Secretaria de Desenvolvimento Social trabalha diariamente no enfrentamento dessa problemática com uma equipe especializada composta por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais”, disse Suzilene Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

A melhor forma de combater o trabalho infantil é acionar a rede de proteção da prefeitura, para que ela realize uma abordagem à família, conscientizando a respeito dos malefícios dessa atitude. O serviço de assistência social também pode encaixar a família em programas sociais e de transferência de renda, além de matricular as crianças e adolescentes nos centros de convivência para atividades no contraturno escolar. Para denunciar, disque 100. Mas fique tranquilo: a criança não será criminalizada. Ela será protegida.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos