22 maio 2019

Legislativo pernambucano comemora 20 anos da AACD no Recife.

Reunião Solene em homenagem aos 20 anos de atuação da Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD

RECONHECIMENTO – Reunião Solene, de autoria da deputada Roberta Arraes, contou com a presença de pacientes da entidade. Presidente Eriberto Medeiros comandou cerimônia. Foto: Nando Chiappetta

A Assembleia Legislativa celebrou os 20 anos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) no Recife, na noite desta terça (21). A homenagem à entidade que tem ajudado na reabilitação de milhares de pessoas com deficiência física, sobretudo crianças e adolescentes, foi proposta pela deputada Roberta Arraes (PP). A cerimônia contou com a presença de pacientes, familiares e da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

“A AACD tem como lema ‘Vida é Movimento’, portanto, para tentarmos mover o mundo, o primeiro passo será movermos a nós mesmos. Mas poucos são os que se movem para modificar essa realidade. Por esse motivo, devemos prestar o devido reconhecimento àquelas pessoas e instituições que fazem de tudo para promover essa mudança. Daí a importância de realizarmos esta Reunião Solene para, merecidamente, comemorarmos os 20 anos dessa instituição”, afirmou a parlamentar.

A AACD foi fundada em 1950, em São Paulo, pelo médico especialista em Ortopedia Renato da Costa Bomfim. Segundo Roberta Arraes, a inspiração dele veio do desejo de trazer para o Brasil o mesmo modelo de centros de reabilitação existentes no Exterior. “Esse sonho se transformou em realidade, graças à formação de uma rede solidária, que conta com apoio de empresas parceiras, colaboradores das mais diversas áreas de atuação, voluntários e, especialmente, de doadores”, frisou, lembrando que foi graças a uma “grande campanha de solidariedade” que a construção da unidade do Recife se tornou possível.

Primeiro centro fora de São Paulo, o espaço foi inaugurado em 14 de maio de 1999, com recursos provenientes da campanha Teleton, promovida pelo canal de televisão SBT. Entre as nove unidades da associação espalhadas pelo Brasil, a AACD Recife é a segunda maior e atende às regiões Norte e Nordeste.

A Reunião Solene foi coordenada pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP). O parlamentar reconheceu a importância do engenheiro Clóvis Scripilliti, que adquiriu os direitos do Teleton nos Estados Unidos e os doou à AACD. Nascido em São Paulo, ele veio morar no Recife, onde comandou a expansão do Grupo Votorantim no Nordeste. “Dedicou muito do seu tempo atuando voluntariamente, conseguindo doações que permitiram o crescimento da entidade. Em reconhecimento, a principal unidade da Capital pernambucana foi denominada Centro de Reabilitação Engenheiro Clóvis Scripilliti”, pontuou.

Reunião Solene em homenagem aos 20 anos de atuação da Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD
APRESENTAÇÃO – Rhuana Vitória e Thays Mirelly, atendidas pela instituição, cantaram durante evento. Foto: Nando Chiappetta

“É com muito orgulho que recebemos essa homenagem como uma amostra de que estamos no caminho certo”, enfatizou a gerente administrativa da instituição, Luciana Martins Amaral. Também ressaltou que o espaço atende mensalmente cerca de dez mil pessoas, com qualquer tipo de necessidade neuro-ortopédica. “Somados os números dos centros de reabilitação, de diagnóstico e da oficina ortopédica, a AACD Recife realizou mais de 120 mil atendimentos em 2018, sendo grande parte deles de alta complexidade”, disse em discurso.

A oficina ortopédica fabrica mais de 15 mil produtos por ano, entre órteses, próteses, coletes, capacetes, meios auxiliares de locomoção, adaptações para cadeira de rodas, palmilhas e sapatos ortopédicos. Luciana Amaral recebeu da Assembleia uma placa comemorativa e agradeceu o empenho dos 150 funcionários e o apoio de mais de 200 voluntários. Durante a solenidade, houve apresentação musical das pacientes Rhuana Vitória e Thays Mirelly, atendidas pela instituição.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa