21 maio 2019

Cais do Sertão realiza Odisseia Uma Noite no Museu.

A Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio do Centro Cultural Cais do Sertão, realiza, nesta terça-feira (21), mais uma edição do projeto Uma Noite no Museu, que já recebeu, ao longo dos anos, inúmeras escolas da Região Metropolitana. Na edição deste mês, o primeiro encontro será dedicado à produção de trabalhos e aprofundamento da cultura local sob a ótica da Odisseia Sertaneja.

As atividades começam às 17h, com a presença dos alunos da Erem Maria Vieira Muliterno, de Abreu e Lima, responsáveis por desenvolver material acerca do tema “criar”. O projeto sempre acontece na última terça-feira de cada mês. A entrada é gratuita e o centro cultural ficará disponível para visitação até as 20h.

Promovendo a participação de oito escolas, a iniciativa do museu em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco abraça, neste primeiro encontro, a força e a sensibilidade criadora do sertanejo em sua produção cultural. Durante a execução da Odisseia Sertaneja, os estudantes poderão expressar, por meio de performances, pintura e de monólogo sobre a arte sacra, as diversas possibilidades de criação do nordestino.

Ao final das apresentações, os trabalhos serão avaliados por equipe do Cais do Sertão. “O projeto Uma Noite no Museu permite explorar o potencial artístico dos estudantes da Região Metropolitana do Recife. Este projeto do Cais é muito especial, por buscar, sobretudo, a  valorização de nossa cultura e a integração dos alunos com nossas tradições e valores”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Às próximas edições do Uma Noite no Museu terão como tema: a arte das rendeiras, a esperança do sertanejo e a devoção à Virgem Maria. Obras como “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; “O auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna; “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e “Os Sertões”, de Euclides da Cunha serão reverenciadas ao longo do ano pelos estudantes.

O projeto Uma Noite no Museu tem entrada gratuita. Para assistir as apresentações, o público deve chegar ao Cais antes das 17h, horário de fechamento do centro. As performances dos estudantes começam em seguida.

SERVIÇO:

Uma Noite no Museu – Odisseia Sertaneja, com alunos da Erem Maria Vieira Muliterno. Terça (21), a partir das 17h, no Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, s/n, Recife Antigo. F.: 3182-8266)

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO

EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO
Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa