17 maio 2019

CPRH lança nesta quinta publicação educativa sobre a Mata da Pimenteira.

Lançamento será na Sala Verde, em Serra Talhada, e terá programação lúdica, com contação de história

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promove nesta quinta-feira (16), às 19h, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, o lançamento da publicação educativa “Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira”, sobre a primeira unidade de conservação estadual do Bioma Caatinga – o Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), criado em 2012 pelo Governo de Pernambuco. O evento terá a presença de professores e alunos da rede municipal de ensino, com programação lúdica envolvendo agentes populares em Educação Ambiental.

O lançamento será às 19h, na Sala Verde Serra Talhada Sustentável, Bairro da AABB, e ocorrerá após reunião técnica que a Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC), da Agência ambiental, realizará no mesmo local, às 15h. Na reunião, com a participação do presidente da CPRH, Djalma Paes, e da diretora de Recursos Florestais e Biodiversidade (DRFB), Janaína Teixeira, serão apresentados alguns dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas UCs estaduais, a exemplo dos projetos e ações de Educação Ambiental . “Vamos apresentar um diagnóstico do que vem sendo feito nas UCs, as parcerias trabalhadas, os projetos desenvolvidos e o que está em fase de planejamento”, adiantou o  gestor da UGUC, Gledson Castelo Branco.

A publicação “Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira” é a quarta a ser lançada pela CPRH, a partir de edital público (2016) que possibilitou a produção de vídeos e livros abordando a história e características de seis unidades de conservação do Estado.  Produzido pela AVSI Brasil e Plonus Soluções em Engenharia e Meio Ambiente, com coordenação de Maria Angélica Braga Magalhães, traz história abordando a importância de as espécies de aves viverem livres na natureza – e não presos em gaiolas – e da preservação dos recursos naturais da Mata da Pimenteira, na caatinga pernambucana, além de jogos, passatempos e curiosidades sobre a fauna e flora da região.

Os seis vídeos previstos no edital já foram lançados, assim como os livros relativos às Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Santa Cruz, de Aldeia-Beberibe e de Guadalupe. Os da Estação Ecológica de Caetés (Esec Caeté) e do Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú) estão em produção. Os recursos para as publicações e os vídeos foram provenientes da compensação ambiental.

 Serviço

O que: Lançamento da publicação educativa “Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira”, da CPRH, com contação de história e participação de Agentes Populares em Educação Ambiental

Quando: Nesta quinta (16), às 19h

Onde:  Na Sala Verde Serra Talhada Sustentável, Praça Antônio de Godoy Peixoto (Pracinha da AABB), Serra Talhada-PE

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa