1 mar 2019

Confira o que abre e o que fecha no carnaval 2019 no Grande Recife.

Bancos e algumas repartições públicas não funcionam durante a folia. As escolas e creches municipais do Recife têm expediente até a sexta-feira (1º) e retomam na quinta-feira (7).

Veja o que abre e o que fecha no carnaval 2019 no Grande Recife:

Comércio

As lojas do comércio do Centro do Recife não abrem do sábado (2) à terça-feira (5). Na quarta (6), o funcionamento é facultativo. Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (2) até a terça (5). O funcionamento volta ao normal na quinta (7), das 8h às 18h.

Os mercados públicos e feiras novas do Recife funcionam normalmente no sábado (2) e na segunda (4), das 6h às 18h. No domingo (3), na terça (5) e na Quarta-feira de Cinzas (6), funcionam apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista na terça-feira, que abre até as 18h.

Shoppings

Shopping Boa Vista

Na sexta (1º), lojas, lazer e praça de alimentação funcionam das 9h às 18h. No sábado (2) e domingo (3), todas as lojas estarão fechadas. Na segunda (2) e terça (5), a praça de alimentação tem funcionamento facultativo das 12h às 19h, Le Biscuit e Lojas Americanas abrem das 11h às 19h, e Game Station funcionam das 11h às 21h. O cinema funciona conforme programação de filmes. Na quarta (6), lojas, alimentação e serviços de lazer operam das 12h às 21h.

Shopping RioMar fica na Zona Sul do Recife — Foto: Vinícius Lubambo/Divulgação

Shopping RioMar fica na Zona Sul do Recife — Foto: Vinícius Lubambo/Divulgação

Shopping RioMar

Todas as lojas e praça de alimentação funcionam das 9h às 19h no sábado (2). Do domingo (3) à terça (5), ficam abertas as áreas de lazer, praça de alimentação, Lojas Americanas, Le Biscuit, Supermercado Perini e Centauro, das 12h às 21h. Na Quarta-feira de Cinzas (6), lojas, alimentação e serviços de lazer funcionam das 12h às 22h.

Shopping Plaza

No sábado (2), lojas, lazer e praça de alimentação abrem das 10h às 19h. Lojas Americanas, das 9h às 19h. Do domingo (3) à terça (5), as lojas estarão fechadas. Praça de alimentação, Game Station e Lojas Americanas funcionam das 12h às 20h. Na quarta (6), lojas, lazer e praça de alimentação funcionam das 12h às 21h.

Shopping Guararapes

As lojas abrem das 9h às 19h no sábado (2). Áreas de lazer e praça de alimentação funcionam das 9h às 20h. Do domingo (3) à terça (5), todas as lojas permanecem fechadas, enquanto a praça de alimentação tem funcionamento facultativo das 12h às 20h. Na quarta (6), lojas, áreas de lazer e praça de alimentação operam das 12h às 21h.

Shopping Patteo Olinda

No sábado (2), lojas, áreas de lazer e praça de alimentação funcionam das 9h às 22h. Do domingo (3) à quarta (6), lojas, lazer e praça de alimentação abrem das 12h às 21h. Cinema e SmartFit operam conforme programação.

Shopping Tacaruna

Lojas, lazer e praça de alimentação abrem das 9h às 17h no sábado (2). No domingo (3), as lojas permanecem fechadas. A praça de alimentação funciona das 12h às 20h; cinema, das 14h às 22h30; Hiper Bompreço, Lojas Americanas e Le Biscuit, das 9h às 20h; e Game Station, das 12h às 20h.

Na segunda (4) e na terça (5), a praça de alimentação opera das 12 às 20h; cinema, das 14h às 22h30; Hiper Bompreço, Lojas Americanas e Le Biscuit, das 9h às 18h; Game Station, das 12h às 20h. Na quarta (6), todas as lojas, lazer e praça de alimentação funcionam das 12 às 21h.

Shopping Recife

No sábado (2), lojas, áreas lazer e praças de alimentação funcionam das 9h às 19h. Do domingo (3) à terça (5), todas as lojas ficam fechadas. As praças de alimentação e as áreas lazer têm funcionamento facultativo, das 12h às 20h; Cobasi, Walmart, Le Biscuit e Lojas Americanas abrem das 9h às 19h. Na quarta (6), o shopping opera das 12h às 21h.

Paço Alfândega

Todas as lojas ficam fechadas do sábado (2) à terça (5). Praça de alimentação e quiosques com comércio de acessórios para carnaval funcionam das 12h às 22h. Na quarta (6), todas as lojas ficam fechadas. Praça de alimentação e quiosques abrem das 12h às 20h.

Paço Alfândega fica no Bairro do Recife, no Centro da cidade — Foto: Reprodução/Google Street View

Paço Alfândega fica no Bairro do Recife, no Centro da cidade — Foto: Reprodução/Google Street View

Shopping Costa Dourada

No sábado (2), lojas, praça de alimentação e serviços abrem das 10h às 22h. No domingo (3), lojas, praça de alimentação e serviços funcionam das 10h às 22h.

Na segunda (4) e terça (5), todas as lojas ficam fechadas, enquanto Lojas Americanas e Le Biscuit funcionam das 12h às 20h. A praça de alimentação e os quiosques funcionam das 11h às 21h, nos dois dias. Na quarta (6), todas as operações funcionam em horário especial, das 12h às 22h.

Paulista North Way

Lojas e praça de alimentação funcionam das 9h às 19h no sábado (2). Parques e Game Station abrem das 12h à 19h. Do domingo (3) à terça (5), todas as lojas ficam fechadas, com exceção das Lojas Americanas e Le Biscuit, que funcionam das 12h às 21h.

A praça de alimentação e as áreas de lazer também operam das 12h às 21h nesse mesmo período. O cinema abre de acordo com a própria programação. Na quarta (6), todas as operações funcionam em horário especial, das 12h às 22h.

Camará Shopping

No sábado (2), lojas, quiosques, lazer e praça de alimentação funcionam das 12h às 21h. O cinema abre de acordo com programação própria. Do domingo (3) à terça (5), lojas e quiosques abrem das 13h às 21h. Praça de alimentação e áreas de lazer, das 12h às 21h.

Na quarta (6), lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer funcionam das 12h às 22h. O cartório permanece fechado e o cinema segue programação própria durante o carnaval.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, não há expediente na segunda (4) e na terça (5). Na quarta (6), feriado estadual da Data Magna, o expediente também fica suspenso. O funcionamento das instituições bancárias volta ao normal na quinta (7).

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) fica no Centro do Recife — Foto: Arquivo/G1

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) fica no Centro do Recife — Foto: Arquivo/G1

Justiça

Da sexta-feira (1º) à quarta (6), as atividades do Tribunal Regional Federal da 5ª Região ficam suspensas, funcionando apenas o Plantão Judiciário.

No mesmo período, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funciona em regime de plantão, das 13h às 17h, para atender ações cíveis e criminais com caráter de urgência, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outras.

O plantão acontece na Região Metropolitana do Recife e em 14 comarcas do interior, cujos endereços e telefones estão no site do TJPE.

UFPE

A previsão é de que as atividades acadêmicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sejam suspensas às 13h da sexta (1º) nos campi Recife, Vitória e Caruaru. O expediente da universidade fica suspenso na segunda (4), na terça (5) e na quarta (6). As atividades voltam na quinta (7).

Ministério Público

O Ministério Público de Pernambuco funciona em esquema de plantão entre a sexta (1º) e a quarta (6). No Recife, o plantão vai das 13h às 17h nas procuradorias Cível e Criminal. No plantão integrado da infância e da juventude, os expedientes vão das 8h às 14h.

Ministério Público do Trabalho

Na sexta (1º), o órgão funciona das 7h às 13h nas unidades do Recife, Caruaru e Petrolina. O expediente fica suspenso na segunda (4) e na terça (5), mas, com o feriado da Data Magna na quarta (6), a entidade também não tem atividades. O expediente é retomado na quinta (7).

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente durante o carnaval. No desfile do Galo da Madrugada, no sábado (2), seis pontos do Samu monitoram a festa. Ao longo dos dias de folia, o Samu também fica presente no Bairro do Recife e no interior do estado.

As maternidades e policlínicas municipais funcionam normalmente durante o carnaval. O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, recebe partos encaminhados ao longo de toda a festa de Momo, e o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência também mantém o funcionamento ao longo do carnaval.

Hospital da Mulher do Recife fica no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife — Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

Hospital da Mulher do Recife fica no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife — Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

As quatro Upinhas 24 horas Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) estão abertas 24 horas durante o período da folia de Momo para as pequenas urgências das áreas cadastradas.

Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais não têm expediente no carnaval, reabrindo normalmente na quinta-feira (7).

No sábado (2) e domingo (3), das 8h às 17h, a vacinação antirrábica acontece na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, na Zona Oeste do Recife, para quem já está em tratamento. O atendimento é suspenso no fim do domingo e retomado na quinta (7).

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) tem plantão 24 horas para identificar pessoas com doenças de risco de surto. O serviço pode ser acionado pelo número 0800 201 2120. A ligação é gratuita.

O Hospital Veterinário do Recife fecha na segunda (4), terça (5) e quarta-feira (6) e reabre para atendimentos e marcação de consultas na quinta (7).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) tem plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, das 8h às 17h, por meio dos números (81) 3355.7704 e (81) 3355.7705.

Serviços

A prefeitura do Recife e todos os atendimentos oferecidos no local não funcionam durante o carnaval. O expediente volta ao normal na quinta-feira (7), a partir das 8h.

Os Postos de Atendimento ao Contribuinte no Cais do Apolo, o Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping RioMar não funcionam durante o carnaval. O atendimento é retomado na Quarta-Feira de Cinzas (6), a partir das 13h30.

Durante esse período, os contribuintes podem acessar o Portal de Finanças, no site da prefeitura do Recife, para obter informações referentes a tributos municipais.

Os atendimentos realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), no Bairro de Santo Amaro, ficam suspensos de segunda (4) a quarta (6).

Durante o carnaval, o Centro de Referência Clarice Lispector funciona na Central da Mulher, na Rua do Observatório, no Bairro do Recife. As equipes multidisciplinares atuam atendendo e acolhendo mulheres em situação de violência das 18h às 2h da manhã. Na quinta (7), o Centro volta a funcionar na sua sede.

O telefone do Liga, Mulher (0800 281 0107) também funciona na Central da Mulher, no mesmo horário. O Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago estará fechado durante todo o período carnavalesco.

Os Centros Municipais de Referência em Cidadania LGBT e em Direitos Humanos Margarida Alves não funcionam durante o carnaval, assim como os serviços de assistência social. Apenas as casas de acolhimento institucional funcionam normalmente, 24 horas.

Compaz Escrirtor Ariano Suassuna, no Cordeiro, não funciona durante o carnaval  — Foto: Thays Estarque/G1

Compaz Escrirtor Ariano Suassuna, no Cordeiro, não funciona durante o carnaval — Foto: Thays Estarque/G1

Os Centros Comunitários da Paz (Compaz), no Cordeiro e no Alto Santa Teresinha, assim como as Bibliotecas Populares de Afogados e de Casa Amarela, funcionam até a sexta (1º), das 7h às 13h, e retomam o atendimento na quinta (7).

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Soledade e Rio Branco funcionam até às 12h da sexta (1º) e reabrem na quinta (7). A agência de Afogados fica fechada na sexta (1º) e reabre na quinta (7).

As Academias da Cidade do Recife e os programas esportivos do município funcionam até o fim da sexta (1º) e também retomam as atividades na quinta (7). As ciclofaixas não funcionam no domingo (3). As atividades do jardim Botânico ficam suspensas do sábado (2) até a terça-feira (5).

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos