31 dez 2018

Veja o que abre e o que fecha no Ano Novo no Grande Recife.

Hospital veterinário do Recife fica na Zona Oeste — Foto: PCR/Divulgação

Hospital veterinário

O Hospital Veterinário do Recife fecha na segunda (31) e na terça (1º). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na -feira (2), quando começam os primeiros agendamentos de castrações de cães e gatos para 2019.

Assistência social

Os serviços da Assistência Social (CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família) fecham na segunda (31) e na terça (1º). A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionam normalmente.

Mulher

O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector fecham na segunda (31) e na terça (1º). O “Liga, Mulher”, disque-orientação do Clarice, funciona em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do “Liga, Mulher” é o 0800.281.0107. A ligação é gratuita.

Academias da cidade

As 19 Academias da Cidade fecham na segunda (31) e na terça (1º). O funcionamento é retomado na quarta (2).

Cultura

O Paço do Frevo, o Museu da Cidade do Recife, o Museu Murillo La Greca e a Galeria Janete Costa fecham na segunda (31) e na terça (1º) e reabrem na quarta (2).

Upinhas 24 horas no Recife ficam abertas no feriado para urgências das áreas cadastradas — Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Upinhas 24 horas no Recife ficam abertas no feriado para urgências das áreas cadastradas — Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

Saúde

Na segunda (31) e na terça (1º), as quatro Upinhas 24h ficam abertas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. As demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais fecham e reabrem na quarta (2). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) funciona normalmente.

O atendimento é normal no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado, durante o feriado, para a realização de partos regulados, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funciona 24 horas durante todo o feriado, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, durante 24 horas, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionam.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h durante o feriado, para moradores do Recife que já estão em tratamento. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife tem plantão para atender chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública. Ele pode ser acionado das 8h às 17h, por meio dos números (81) 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) funciona 24 horas para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias pode ser acionado pelo 0800.201.2120, em ligação gratuita. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

Compartilhe esta notícia:
Reinhard Allan Santos