5 dez 2018

Colmeia Comunidade vai oferecer mais de 80 serviços gratuitos em Camaragibe.

A partir das 9h, serão oferecidos testes rápidos, vacinação, atendimentos clínico e odontológico, emissão de documentos e oficinas. Expectativa é realizar quatro mil atendimentos

Nesta sexta-feira (07), o projeto Colmeia Comunidade vai chegar à cidade de Camaragibe. Com uma rede de parcerias, a ação vai acontecer na Escola Santa Tereza, na Rua Domingos Martins, s/n, das 9h às 16h, com a oferta gratuita de serviços de saúde, estética, ações de cidadania, recreativa e de empreendedorismo. A expectativa é realizar quatro mil atendimentos nesta última edição de 2018.

Durante o dia, haverá distribuição de materiais informativos, preservativos, aferição de pressão arterial, orientações e testes de colesterol, de glicose, das hepatites B e C, de hanseníase, além de 50 fichas para exames de HIV e sífilis. O público poderá também receber atendimento clínico e realizar citologia. Para ambos, serão distribuídas 15 fichas pela manhã e outras 15 para a tarde. Ainda durante a manhã, haverá vacinação contra difteria, hepatite B, Meningite e HPV. Com 40 senhas, sendo 25 pela manhã e 15 para tarde, haverá exame clínico odontológico para o público. No estande, serão oferecidos também aplicação de flúor, escovação supervisionada e palestra sobre saúde bucal. O Hemope também vai participar com palestras sobre doação de sangue e medula óssea.

Nesta edição, além de poder obter a segunda via dos registros de nascimento, casamento e óbito, haverá emissão da segunda via do RG (100 fichas) e também da primeira (50 fichas) e do cartão do Sistema Único de Saúde. Para a emissão da carteira de identidade, será necessário levar a original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, além de duas fotos 3 X 4. O Detran estará no local com consulta de histórico, emissão de taxas, atualização de dados; o INSS, com orientações sobre previdência e programas assistenciais; a Estácio, com orientações jurídicas; e a Compesa, com atendimento comercial. A Prefeitura de Camaragibe, por meio de suas secretarias, estará com equipes do Conselho Tutelar, da Pessoa Idosa, Coordenadoria da Mulher e Centro de Referência de Assistência Social para tirar dúvidas; vai falar sobre trânsito e meio ambiente, Operação Lei Seca e Programa Camaragibe da Paz.

Além de oferecer cuidados com a saúde, o Projeto Colmeia Comunidade também vai oferecer cortes de cabelo e de barba, aulão de educação física, atividade recreativa, avaliação físico-funcional, orientação nutricional, automassagem, higienização de pele, limpeza de pele, massagem e design de sobrancelhas.

Mercado de trabalho – esta edição do Colmeia vai ampliar o leque de serviços e vai oferecer orientação e formalização para o Microempreendedor individual, palestra sobre microcrédito, além de atividades formativas. Haverá oficinas de maquiagem, elaboração de currículo, turmas de slime (45 vagas), confecção de cupcake (45), produções com E.V.A (40 vagas)e feltro: tapa olhos (30vagas), além de produção de peso de portas e boneco de neve (30 vagas)e enfeite natalino (30vagas).

Projeto – O Colmeia Comunidade começou a ser realizado no Recife em 2016 com quatro edições nos bairros do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira. Em 2017, o projeto realizou de fevereiro a dezembro mais de 60 mil atendimentos gratuitos. A iniciativa, que tem parceria com a TV Globo, passou pela Bomba do Hemetério, o Curado IV, Coque, Coelhos, Afogados, Santo Amaro e nas cidades de Gravatá, Paudalho, São Lourenço da Mata, Olinda e Itamaracá. Também são parceiros desta edição o Senac, Naphe, Racco, Faculdade Joaquim Nabuco, Mary Kay, Instituto Mix, Fórum de Economia Solidária de Camaragibe, secretarias de Defesa Social e Estadual de Saúde, Nemawashi Cosméticos.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço:
Colmeia Comunidade
Local: Escola Santa Tereza, na Rua Domingos Martins, s/n. Camaragibe
Data: sexta-feira (07/12)
Horário: 9h às 16h
Acesso: gratuito

Compartilhe esta notícia:
Felipe Durand