8 nov 2018

Sebrae e Coquetel Molotov realizam atividades para cadeia da economia criativa.

A parceria firmada entre o Sebrae em Pernambuco e o Coquetel Molotov gerou novas formas de atuação para atingir de maneira mais impactante a cadeia da economia criativa, especialmente os empreendedores de música do estado e de todo o Nordeste. Nesse sentido, em 2018, além da intensa programação de shows, serão realizadas oficinas, palestras, rodadas de negócios, bate-papo com o objetivo de gerar mais conhecimento e capacitação no setor, além de novas oportunidades.

De acordo com Alexandre Ferreira, analista do Sebrae responsável pela condução de um dos projetos de economia criativa da instituição, o Sebrae busca capacitar empreendedores criativos e promover a geração de novos negócios. “A rodada de negócios promovida por nós em parceria com o Coquetel Molotov, por exemplo, busca aproximar realizadores de eventos e bandas locais, possibilitando a divulgação, promoção e circulação da nossa produção cultural”, afirma. Para o analista, todas as ações realizadas pela parceria são benéficas para o setor e visam o desenvolvimento dos negócios criativos pernambucanos.

Para Ana Garcia, produtora do Coquetel Molotov, as ações que se somam ao festival e aos shows visam o desenvolvimento do segmento. “O objetivo é levar para o público atividades que contemplem diversos pontos considerados críticos para o crescimento do segmento musical em termos de mercado na região: produção, difusão, comercialização e divulgação”, explica. Para isso, foram convidados produtores culturais e profissionais da área para as palestras e os pitches aos artistas.

As ações realizadas pela parceria vão acontecer entre os dias 10 e 17 de novembro, mesma semana em que serão realizados os shows da produtora neste ano. No dia 10, uma série de palestras e uma oficina serão realizadas dentro do Rec n’ Play, outro festival, este voltado para tecnologia, inovação e economias criativas, no Bairro do Recife. Já nos dias 13, 14,15 e 16 será a vez do “Coquetel Molotov: Negócios”, evento com rodada de negócios, bate-papos, palestras, além de pockets shows no espaço do Som na Rural. A última ação é a já tradicional feirinha de produtos do festival No Ar: Coquetel Molotov, sempre em parceria com o Sebrae. A feirinha acontece no dia 17 de novembro.

Parceria no Rec n’ Play (10/11)

Sebrae apresenta: Rec n’Play. A segunda edição do evento acontece de 07 a 10 de novembro deste ano, ocupando mais uma vez os prédios e as ruas do bairro do Recife Antigo com palestras, oficinas e capacitações para os segmentos empreendedores da economia criativa. Em parceria com o Coquetel Molotov, no último dia do Rec’n’play, 10 de novembro, serão oferecidos momentos de discussão e capacitação para o setor da música. As atividades serão realizadas no espaço do Sebrae, na praça do Arsenal, com exceção da oficina “Minas no Estúdio” que, por causa da estrutura física, será realizada no estúdio Oráculo, dentro do Paço do Frevo. Nomes de peso compõe a ação: Alejandra Luciani, Eliane Dias, Wes Mariano, Romero Ferro. Além das bandas que farão pockets shows no Som na Rural, a partir das 17h: Alice Cayme e a banda Pupila Nervosa.

Coquetel Molotov Negócios: rodadas e encontros (13 a 16/11)

Focado na profissionalização da cadeia artística musical do Nordeste, a ação será realizada em dois lugares distintos, no auditório do Portomídia e no espaço SinsPire, ambos no Recife Antigo. Serão encontros, palestras, bate-papos e oficinas. Entre os temas abordados estão curadoria de festivais, novas ferramentas do mundo digital, espaços para a exposição de novos artistas e licenciamento de música para o audiovisual. Além disso, um dos pontos altos da ação será uma rodada de negócios em formato de pitching, da qual vão poder participar novas bandas pernambucanas e de outras capitais do Nordeste, divulgando seu trabalho para compradores de todo o Brasil. Estão confirmadas as presenças de festivais como o Bananada, Circo Voador, Festival Coala, Festival DoSol, Psicodália, Mostra Sêla, Porto Musical, RecBeat e SIM São Paulo.

· Oficina de Design Sprint: para participar da rodada de negócios, os empreendedores devem participar do curso “Ideação e Prototipagem de Negócios Criativos”, uma oficina de design sprint ministrada por André Lira, nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório do Portomídia, no Bairro do Recife. A metodologia do curso foi desenvolvida na Google, especialmente para o público brasileiro por Richard Tomlins da Universidade de Coventry, por meio da parceria entre o Sebrae-PE e o Consulado Britânico.

· Som na Rural: No final desta segunda atividade realizada pela parceria Sebrae-Molotov, no dia 16 de novembro, o Som da Rural estará instalado na Rua da Guia, no Recife Antigo, realizando apresentações musicais abertas ao público. Neste dia, das 13h às 21h20, o público poderá desfrutar dos shows de Estesia, Maria Flor, Romero Ferro, Ju Vieira, Luiz Lins, Riá, Rogéria Dera e Hugo Lins.

A programação completa do Coquetel Molotov: Negócios está disponível em: https://bit.ly/2Db2SpK

Feirinha (17/11)

O TNT Energy Drink Apresenta: No Ar Festival Coquetel Molotov 2018. Na ocasião dos shows, a parceria do Molotov com o Sebrae será responsável pela realização de uma feira tradicional de produtos e serviços variados na qual produtores locais comercializam e divulgam seus trabalhos. Entre o material e os serviços oferecidos estão itens de gastronomia, tatuagem, acessórios, entre outros. Os shows do festival acontecem no dia 17 de novembro, a partir das 13h30, no Caxangá Golf Club, com atrações Anelis Assumpção, Luedji Luna, Maria Beraldo, Duda Beat, MC Troinha, Connan Mockasin, Barbagallo, Djonga e a banda Teto Preto entre outas. O evento conta ainda com as parcerias da Natura, da Aeso e Baterias Moura.

Compartilhe esta notícia:
Felipe Durand