10 out 2018

Festival do Livro do Litoral Sul com oficina de Raimundo Carrero e show de Petrúcio Amorim.

Além deles, o público também poderá participar de palestras e oficinas, apresentações culturais das escolas municipais e atividades para as crianças. O evento é gratuito (Foto: Divulgação)

Segue a todo o gás a segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul, sediado no Clube Municipal do Ipojuca até a segunda-feira (15). Com programação gratuita para toda a família, a feira é promovida pela Andelivros, com apoio da Prefeitura do Ipojuca. Nesta quinta-feira, o público poderá se divertir com as atividades da Cia. do Lazer para a garotada, aprender e se informar com palestras e oficinas, como a ministrada pelo renomado escritor Raimundo Carrero e dançar ao som do forrozeiro Petrúcio Amorim.

A manhã já começa com bate-papo com autores e lançamentos de livros no Café Literário, das 9h às 12h. Às 9h30, no Espaço Criança, os pequenos têm encontro marcado com Edinho Paraguassu, que apresenta várias músicas do universo infantil e também de sua autoria, como a “Legal, legal, legal”. Ele também bate um papo com meninos e meninas às 10h50. No mesmo horário, os professores da rede municipal Chirleyde Avelino, Elias Leandro da Silva, Luciana Dutra e Seneval Filho, falam sobre alfabetizar com concreto, na Sala João Cabral de Melo Neto.

Às 10h30, o renomado romancista Raimundo Carreiro ministra oficina literária na sala Gilberto Freyre. Ele vai falar sobre o processo de construção e desenvolvimento de suas personagens. Recentemente, o autor lançou pela Cepe a edição definitiva de Condenados à Vida, coletânea com quatro romances esgotados do salgueirense. A obra reúne Maçã Agreste (1989), O Amor Não Tem Bons Sentimentos (2007), Somos Pedras que se Consomem (1995), e Tangolomango (2013). No mesmo dia, às 14h30, a educadora Maria Marly comanda minicurso sobre A Sequência Didática Interativa (SDI) Para Facilitar o Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica. Será na sala João Cabral de Melo Neto.

O Espaço Criança, às 14h30, fará as brincadeiras de roda e, logo depois, às 15h20, será ministrada uma oficina de texto para a garotada. O poeta Josivaldo Freire lança o seu título Voo singular: poemas que elevam, às 18h30. O palco principal recebe, às 19h, o espetáculo O peru do cão coxo, realizado pelo Galpão das Artes, de Limoeiro. A montagem conta com o texto de Ariano Suassuna e relata os conflitos vividos na terra do escritor, Taperoá no século 20.

O cantor e poeta Petrúcio Amorim faz show às 20h. Além de cantar grandes sucessos que marcaram sua carreira, como Tareco e Mariola, Filho do Dono e Meu Cenário, ele aproveita para autografar a sua biografia, assinada pela escritora Graça Rafael. Intitulado Petrúcio Amorim – O Poeta do Forró, o livro reúne depoimentos de familiares e amigos do cantor.

Histórias sobre a carreira do artista caruaruense, vida pessoal e músicas fazem parte da obra, que mostra os vários lados do cantor. A trajetória sofrida da infância, passando pela superação das dificuldades da vida até chegar ao sucesso, com músicas que hoje fazem parte do cenário musical e que não saem das cabeças dos pernambucanos ganham destaque.

SERVIÇO
II FESTIVAL DO LIVRO DO LITORAL SUL – De 9 a 15 de outubro, das 9h às 21h, no Clube Municipal do Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca). Evento aberto ao público

Compartilhe esta notícia:
Felipe Durand