8 ago 2018

Raimundo Carrero e Petrúcio Amorim autografam obras no segundo dia da Fenagreste.

Raimundo Carrero e Petrúcio Amorim autografam obras no segundo dia da Fenagreste

O segundo dia da Feira Nacional do Livro do Agreste – Fenagreste contará com uma programação diversificada e intensa. Os destaques do dia são o caruaruense Petrúcio Amorim, que fará apresentação com seus grandes sucessos, e o romancista Raimundo Carrero, que lança a sua tetralogia. Outro ponto alto do dia é a palestra do psicólogo clínico Rossandro Klinjey, conhecido pelas participações no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Globo. O evento é realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Caruaru.

O lançamento da edição definitiva reunindo quatro romances esgotados do autor salgueirense Raimundo Carrero, Maçã Agreste (1989), O amor não tem bons sentimentos (2007), Somos pedras que se consomem (1995), e Tangolomango (2013), acontecerá às 18h, no Café Literário. O escritor fará palestra, ao lado do editor Welington Melo, sobre as relações familiares dos personagens dos seus romances.

Foi a partir de Maçã Agreste que Carrero começou a narrar as histórias da família Cavalcanti do Rêgo. Na trama, familiares se relacionam e se destroem sexualmente, tendo a cronologia da decadência da elite nordestina da cana-de-açúcar diante da industrialização como pano de fundo.

“A crítica corrosiva ao falso moralismo, à instituição familiar, à religião e à sociedade vai permeando as psicoses, taras e idiossincrasias dos personagens, que vão se revelando, cada um à sua maneira, em um ambiente de assassinato, estupro e luxúria”, resume Carrero. O autor confessa que esses perfis foram criados com inspiração na realidade. A experiência de 40 anos como jornalista deu a Carrero o repertório para construir quadros aparentemente absurdos de família, mas que se encontram nos jornais diariamente.

Às 19h, Petrúcio Amorim sobe ao palco principal da Fenagreste, para cantar seus grandes sucessos, como “Anjo querubim”, “Meu cenário” e “Confidências”. Logo depois, o cantor autografará a sua biografia, Petrúcio Amorim: o poeta do forró, escrita por Graça Rafael. Histórias sobre a sua carreira, vida pessoal e músicas fazem parte da obra que mostra os vários lados do cantor. A trajetória sofrida da infância, passando pela superação das dificuldades da vida até chegar ao sucesso, com músicas que hoje fazem parte do cenário musical e que não saem das cabeças dos pernambucanos são tratados na obra.

O livro ainda reúne depoimentos de familiares e amigos de Petrúcio, além de prefácio e orelha escritos pelos artistas Santanna e Maciel Melo. A sessão de autógrafos será no espaço do Café Literário.

Mas não é necessário esperar até a noite para curtir a programação da feira: as atividades começam pela manhã. Os portões serão abertos às 9h e logo depois, às 10h, o psicólogo Rossandro Klinjey, conhecido pelas participações no global Encontro com Fátima Bernardes, fará palestra. Colunista da Rádio CBN, Klinjey conversará com professores no palco principal, a partir das 10h, sobre como abordar temas difíceis em sala de aula. Dentro deste tema, o mestre em saúde vai explanar os assuntos complexos de serem conversados em sala de aula, como religião, sexualidade, valores, moral e política. Como não ignorá-los ou fugir deles, mas abordá-los de forma instigante e educativa em sala de aula. Educadores e alunos com mais de 15 anos são o público alvo da palestra.

Outra atração especial da quinta-feira (9) na área de educação é a professora universitária Carolina Valença Ferraz, que vai proferir palestra no Café Literário sobre o tema “Família, toda forma de amor vale a pena”, às 15h. Doutora em Direito, ela é coautora dos livros Manual do Direito Homoafetivo e Direito à diversidade, que terão sessão de autógrafos após o bate-papo.

Os pequenos poderão se divertir no Cantinho da Trela, com contação de histórias infantis em dois horários, às 10h e às 15h, e com o teatro de mamulengos do MamuSebá, às 9h e às 14h. Sebá ainda estará distribuindo algodão-doce para as crianças e recebendo doação de livros para uma biblioteca comunitária. Às 11h é a vez da professora Larissa Duarte, do CNA, animar a criançada com a contação de histórias em inglês.

A 3ª edição da Fenagreste segue até o domingo (12), com lançamento de livros, apresentações musicais, teatro de mamulengo, espaço geek, concurso de cosplays e contação de histórias entre as atividades da feira. O cantor Onildo Almeida e o escritor Nelson Barbalho são os homenageados da edição desse ano, que tem como tema “Toda família tem histórias.

Compartilhe esta notícia:
Felipe Durand