4 mar 2015

Começa a construção da Upinha Dia Poço da Panela/Santana.

Nesta quarta-feira (4), o prefeito Geraldo Julio autorizou início da obra da unidade, que vai beneficiar 1,5 mil famílias da região 

Para substituir as antigas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos respectivos bairros, que funcionam em casas alugadas, a PCR começa a erguer, em terreno próprio, uma Upinha Dia. Na noite desta quarta-feira (4), o prefeito Geraldo Julio autorizou o início da construção do equipamento, que vai oferecer um serviço humanizado e com melhor estrutura para as 1,5 mil famílias beneficiadas. A Upinha Dia Poço da Panela/Santana ficará pronta em 12 meses.

“Hoje começa a sair do papel a conquista do povo. Essa Upinha não é realização apenas da Prefeitura, mas das pessoas. A população luta por isso há anos. Os postos de saúde não têm a estrutura adequada para os profissionais fazerem atendimento e agora as famílias dessa região terão o padrão Upinha que nós implantamos no Recife. Um modelo pioneiro já copiado em todo país”, afirmou  o prefeito Geraldo julio, depois de assinar a Ordem de Serviço para a construção da unidade. Quem também acompanhou a solenidade foi o pároco de Casa Forte, padre Edwaldo Gomes.
Para construção dessa Upinha, localizada na Rua Engenheiro Jair Furtado Meireles, no Poço da Panela, a Prefeitura vai investir R$ 831,2 mil. Além dos moradores do Poço da Panela e Santana, serão beneficiadas as comunidades de Monteiro, Bananal, Lemos Torres e Vila Vintém. Até o momento, três equipamentos do tipo já foram entregues pelo Executivo Municipal, nos bairros do Bongi, Córrego do Euclides e Jiquiá.

Presente ao ato, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou a importância da unidade para a região. “Cada vez que investimentos na construção de Upinhas, estamos diminuindo a desigualdade em nosso país. Esse equipamento representa um dos principais mecanismos de igualdade no atendimento à saúde” reiterou o gestor.

Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade vai dispor de duas equipes de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de uma equipe de saúde bucal, com um dentista e um auxiliar de saúde bucal. A Upinha terá quatro consultórios clínicos; um consultório de saúde bucal; salas de vacina, curativo, nebulização, acolhimento, além de um espaço adequado para os agentes comunitários, sala de reunião e gerência. A estrutura vai conter copa, almoxarifado, depósito e expurgo/esterilização e banheiros com acessibilidade.

Morador do Poço da Panela, Alexsandro Alves, 40 anos, explicou que a Upinha Dia representa um pleito antigo da comunidade. “Há oito anos nós lutamos para ter uma unidade de saúde digna em nossa comunidade. Nós só temos que agradecer a Deus e ao prefeito, que cumpriu com o que ele falou ainda na campanha. Hoje, para a nossa região, é motivo de festa, de comemorar mesmo” enfatizou.

Balanço – Até o fim do ano passado foram inauguradas seis Upinhas – três Upinhas 24h (Prof. Dr. Moacyr André Gomes, em Casa Amarela; Prof. Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo; e Profª. Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro) e três Upinhas Dia (Novo Prado, no Bongi; ACS Maria Rita da Silva, no Córrego do Euclides; e Novo Jiquiá, no Jiquiá). Nos dois anos de gestão, o total de investimentos – R$ 87 milhões  – em Saúde foi maior que nos dez anos anteriores.

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa