27 out 2014

O PT mostrou garra e vontade de vencer. Venceu!.

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco deu uma espetacular demonstração de força nas urnas eleitorais neste segundo turno. A vitória a Dilma Rousseff, PT, sobre Aécio por  uma diferença de 1.978.899 foi arrasadora. Depositou 3.438.165 de votos para a reeleição da presidente contra 1.459.266 do tucano Aécio Neves.
No primeiro turno, coligado com o PTB da candidatura de Armando Neto, o PT obteve 1.373.237 votos e só elegeu dois parlamentares para a Assembleia Legislativa do  Estado: Manoel Santos  e Teresa Leitão com 55 310 e 38470, respectivamente. Nenhum deputado federal.  Nada mais.
Petistas históricos como João Paulo, Mozart Sales, João da Costa, Pedro Eugênio, Fernando Ferro e Dílson Peixoto não conseguiram votos para ocuparem uma cadeira na Câmara Federal. Na disputa estadual, Sérgio Leite, Osmar Ricardo, Paulinho Tomé, Oscar Barreto, Rogério Meneses e Marcelo Santa Cruz ficaram na suplência e com pouquíssimas chances de retornarem ao Palácio Joaquim Nabuco.
O PT ressurgiu, mobilizou-se, foi às ruas e ocupou as redes sociais à procura da militância que havia desaparecido.  Conseguiram mais 2.064.928 que somados aos 1.373.237 dos votos do primeiro turno totalizaram  3.438.165 sufrágios. Nada menos que 70,20% dos votos válidos para Dilma Rousseff contra 1.459.266 dos votos da aliança do PSB com o  PSDB. Um percentual baixíssimo: 29,80% dos votos válidos. No primeiro turno, Marina que obteve 48% dos votos válidos contra 44% de Dilma e 6% de Aécio, fechou a sua Rede fechada e não transferiu uma piabinha sequer para seu ” aliado “.
O PT cobriu Pernambuco de vermelho majoritariamente. Só perdeu na cidade deTaquaritinga do Norte, município localizado no Agreste. Lá Aécio teve 51,52% dos votos válidos contra 48,48% para Dilma Rousseff. Lá o prefeito do PSDB José Evilásio de Araújo disse que era uma questão de honra dará vitória a Aécio. Cumpriu. na maior cidade administrada pelo psdebista, o prefeito de Jaboatão dos Guararapres, Elias Gomes perdeu feio. Dilma obteve 68.94% dos votos contra 31,06% de Aécio. Estranho, pois no primeiro turno Marina Silva saiu vitoriosa. Nas demais 18 cidades tucanas nenhuma novidade, a presidente Dilma foi vitoriosa.
No Brasil, a vitória ficou com a petista que obteve 51,64% dos votos contra 48,36% do tucano. Cabe a presidente Dilma reunificar o Brasil e fazer as mudanças que a Nação exige da gestora dos serviços públicos nacionais. Ao candidato Aécio Neves e ao seu partido, o PSDB, a lição de que a união interna partidária cria ambientes mágicos, revigoram a legenda e levam um partido a vitória. Tal fato não aconteceu nas últimas disputas presidenciais com os candidatos tucanos. Aqui e acolá  rusgas entre o próprio Aécio, o governador de São Paulo José Alckmin e, o senador eleito José Serra deixaram o sonho da Presidência da República pelo caminho.
É isso!

Henrique Barbosa

Compartilhe esta notícia:
Henrique Barbosa